sexta-feira, 11 de março de 2016

NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI". NEM OS JUÍZES...(L.F.Veríssimo)


                     circo dos horrores

Veríssimo também chama de circo – e de horrores – a ação de Moro contra Lula

Por FERNANDO BRITO

"Não tinha lido, quando ilustrei o post anterior, comentando a coluna de Janio de Freitas. Mas a imagem do circo não poderia deixar de vir à cabeça, como veio á de Luís Fernando Veríssimo. Talvez porque venhamos de uma época em que a ação judicial não era dada a espetáculos e que o respeito à lei fosse uma simples palhaçada."

A intenção do carnaval

Por Luís Fernando Veríssimo, no "Estadão"

"Ninguém está acima da lei” foi o refrão que acompanhou a ida do Lula, à força, para depor na semana passada. Perfeito. Numa República democrática ninguém deve se considerar acima da lei, nem ex-presidentes. Mas faltou um adendo: “Nem juízes”.

A 'condução coercitiva' [sequestro] determinada pelo Moro foi, mais do que um circo desnecessário, uma ilegalidade. Pela lei, a condução coercitiva é usada quando uma intimação não é atendida. Não foi o caso do Lula, que já havia prestado depoimento três vezes sem necessidade da força. Se uma ação policial é descabida e fora da lei e mesmo assim é realizada, e com estardalhaço, resta especular sobre o que motivou a ação e o estardalhaço. Foi só para humilhar o Lula? Foi uma deliberada demonstração de força, tão compulsiva que se fez mesmo em desafio à sua evidente ilegalidade e sua previsível repercussão?

É difícil acreditar que a Polícia Federal não tivesse outro canto de São Paulo para ouvir o Lula a não ser o Aeroporto de Congonhas, com sua implícita pequena distância, de avião, de Curitiba e da prisão, se a polícia assim quisesse. E, no fim, ainda tivemos a espantosa declaração do Moro de que o método e o local em que Lula havia prestado depoimento tinham sido escolhidos "para proteger o ex-presidente"...


Ninguém está imune a ela, de acordo, mas a biografia de alguém deveria valer alguma coisa ao se avaliar sua posição, acima ou abaixo da lei. Para ficar só nos ex-presidentes: o Fernando Henrique Cardoso, pelo seu histórico de intelectual engajado e homem público – não importa o que você pensa do governo dele – não merece ver sua vida privada transformada numa novela das 9 e ter que dar explicações sobre um assunto que é só da conta dele e da família dele. Da mesma forma, o Lula, pelo sua história, pelo que ele representa, deveria ter outras considerações além da pequena regalia de não precisar usar algemas. Ou talvez a intenção do carnaval fosse essa mesmo, a de mostrar para essa gentinha metida a grande coisa que, só porque foi presidente, o ex-torneiro mecânico que idolatram, com sua adega de vinhos caros e os pedalinhos para as crianças, mereça algum respeito."

FONTE: escrito por Luís Fernando Veríssimo, no "Estadão" e transcrito e comentado por FERNANDO BRITO em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/verissimo-tambem-chama-de-circo-e-de-horrores-a-acao-de-moro-contra-lula/).

Nenhum comentário: