sábado, 12 de março de 2016

“A MÁ FÉ CÍNICA E OBTUSA DE CONSERINO”




DCM APONTA “A MÁ FÉ CÍNICA E OBTUSA DE CONSERINO”

"Ele tem noção dos tumultos que pode estar provocando ao tomar uma medida tão absurda, tão injusta e tão disparada quanto esta?", questiona Paulo Nogueira, do "Diário do Centro do Mundo", sobre o pedido de prisão do ex-presidente Lula. Para o jornalista, "se alguém deve ser preso nesta história, por abuso de autoridade e por colocar em risco a segurança de muitos brasileiros, é ele mesmo, o desprezível Cássio Conserino"

Do "Brasil 247"  


Em um comentário sobre o pedido de prisão contra o ex-presidente Lula, feito pelo promotor Cassio Conserino e outros dois colegas do Ministério Público de São Paulo, o jornalista Paulo Nogueira, do "Diário do Centro do Mundo", aponta "a má fé cínica e obtusa" por parte do procurador.

"É provável que um dos objetivos de Conserino tenha sido promover a manifestação pró-impeachment. Porque prender mesmo Lula é uma possibilidade remota: o caso será examinado por uma juíza e recursos poderão ser interpostos. Conserino pensa que engana a quem?", questiona o jornalista.

"Ele tem noção dos tumultos que pode estar provocando ao tomar uma medida tão absurda, tão injusta e tão disparada quanto esta?", pergunta ainda. "Se alguém deve ser preso nesta história, por abuso de autoridade e por colocar em risco a segurança de muitos brasileiros, é ele mesmo, o desprezível Cássio Conserino", afirma.

Leia aqui [ou a seguir] a íntegra.

A MÁ FÉ CÍNICA E OBTUSA DE CONSERINO PARA PEDIR A PRISÃO DE LULA 


Por PAULO NOGUEIRA


Má fé cínica, obtusidade córnea ou ambas: Conserino

O promotor Cássio Conserino, para lembrar uma frase de Eça, está sendo movido ou por má fé cínica ou por obtusidade córnea.

Ou, acrescentaria, por uma mistura de ambas.

Considere.

Ele decreta a prisão preventiva de Lula com os seguintes argumentos relativos ao triplex do Guarujá.


Lula era o “mascote” das vendas dos apartamentos.

Ora, ora, ora. “Eles [os corretores] sinalizavam para os eventuais compradores que poderiam jogar bola com o ex-presidente, passear com ele no condomínio. E que teriam mais segurança por conta da figura ilustre do Lula.”

Conserino acha que somos todos imbecis?

Se é que é verdade que os corretores usavam Lula como argumento, que responsabilidade ele pode ter sobre isso?

Zero.

Qualquer corretor faz esse tipo de coisa diante de uma situação parecida. Suponhamos. Um astro de novela fez uma pré-compra de um apartamento num condomínio.

Claro que os corretores alardearão isso nas conversas com potenciais compradores.

O que me traz dúvida em relação ao papel de “mascote” – a expressão de Conserino revela sua alma torpe, preconceituosa, vil – é que a classe média que poderia comprar os apartamentos no Guarujá abomina Lula, manipulada que é por "Globo" e sequazes.

Seria provavelmente um péssimo argumento de vendas.

"Pelo menos 20 testemunhas foram ouvidas".

Mais uma vez: ora, ora, ora. Primeiro, sabemos o que significa “pelo menos”. É uma cínica aproximação que vale a partir de 10. Mas principalmente: que testemunhas são essas?

Vimos a natureza delas em várias reportagens do "Grupo Globo". São transeuntes, funcionários do condomínios não citados e por aí vai.

E o que dizem todos esses anônimos é que viram Lula ou alguém da família em alguma visita ao apartamento.

Lula fez uma pré-compra, afinal não realizada. É natural que em algum momento ele e os familiares dessem um pulo ao Guarujá, até para decidir sobre o negócio.

Por contraste, quantas pessoas são testemunhas de que a Paraty House é dos Marinhos? Gente que trabalhou no projeto conta que tratou com Paula Marinho, neta de Roberto Marinho. O arquiteto do casarão criminoso deu à obra o nome de Projeto PM.

E isso não é nada.

É provável que um dos objetivos de Conserino tenha sido promover a manifestação pró-impeachment. Porque prender mesmo Lula é uma possibilidade remota: o caso será examinado por uma juíza e recursos poderão ser interpostos.

Conserino pensa que engana a quem?

Ele admite não ter provas documentais. O que ele tem são essas alegações primitivas, canalhas e irresponsáveis.

Ele tem noção dos tumultos que pode estar provocando ao tomar uma medida tão absurda, tão injusta e tão disparada quanto essa?

Se alguém deve ser preso nesta história, por abuso de autoridade e por colocar em risco a segurança de muitos brasileiros, é ele mesmo, o desprezível Cássio Conserino — aquele erudito que trocou Engels por Hegel em sua bizarra peça de acusação e conseguiu virar piada nacional.

FONTES: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/220647/DCM-aponta-%E2%80%9Ca-m%C3%A1-f%C3%A9-c%C3%ADnica-e-obtusa-de-Conserino%E2%80%9D.htm) e do "Diário do Centro do Mundo"  (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-ma-fe-cinica-e-obtusa-de-conserino-para-pedir-a-prisao-de-lula-por-paulo-nogueira/).

Nenhum comentário: