sexta-feira, 20 de novembro de 2015

BRASIL É O 4º MELHOR DO MUNDO EM SEGURANÇA OPERACIONAL DE AVIAÇÃO



Brasil entre melhores avaliados em segurança operacional de aviação

Da ANAC

Auditores da OACI concluíram trabalho em 13/09/15

"A auditoria presencial da 'Organização de Aviação Civil Internacional' (OACI) informou, na última sexta-feira (13/11), que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alcançou 96,49% de conformidade no "Universal Safety Oversight Audit Programme - Continuous Monitoring Approach" (USOAP CMA), programa lançado em resposta às preocupações sobre a adequação da vigilância da segurança operacional da aviação civil em todo o mundo. 

O resultado preliminar obtido pela Agência coloca o país em quarto lugar no ranking de segurança operacional da aviação em todo o mundo, ficando atrás apenas da Coreia do Sul, de Cingapura e dos Emirados Árabes Unidos. A nota oficial da ANAC será comunicada pela OACI em 2016.

A nota obtida pela ANAC neste ano demonstra a evolução da Agência, a evolução de sua maturidade institucional e o aprimoramento da segurança operacional da aviação civil no país. 

Terceiro maior mercado de aviação do mundo, o Brasil deu um salto de 17 posições no ranking de segurança operacional da aviação civil em relação à última auditoria realizada pela OACI. Em 2009, a Agência obteve nota de 87,6% e passou a ocupar a 21ª posição nessa avaliação. A próxima auditoria da OACI no Brasil deve ocorrer em 2017.

O USOAP tem como objetivo promover a segurança operacional da aviação global por meio de auditorias e missões presenciais regulares dos sistemas de vigilância de segurança em todos os 191 Estados-Membros da OACI. A auditoria foi realizada na sede da ANAC, em Brasília na última semana (9 a 13/11). 

Esses resultados demonstram o empenho dos servidores da Agência na regulação e gerenciamento da segurança operacional. Vale lembrar que, em julho passado, a ANAC também obteve bom desempenho na auditoria do USAP (Universal Security Audit Program), programa similar da OACI direcionado à área de "security" (segurança contra atos de interferência ilícita), alcançando 97% de conformidade. Por se tratar de segurança contra atos de interferência ilícita, a OACI não divulga ranking nesse caso."

FONTE: da ANAC. Publicado no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n94549).

Nenhum comentário: