terça-feira, 27 de outubro de 2015

IBOPE EXPLICA POR QUE A OPOSIÇÃO QUER GOLPE URGENTE PARA GANHAR NO TAPETÃO. NAS URNAS, LULA AINDA SERIA O MAIS VOTADO




IBOPE: LULA SE DESGASTA, MAS AINDA LIDERA PARA 2018

"Mesmo sendo alvo de tiroteio diário, o ex-presidente se mantém como o nome mais forte para a próxima disputa presidencial, segundo pesquisa Ibope feita entre 17 e 21 de outubro e divulgada na segunda-feira 26 pelo jornalista José Roberto de Toledo do jornal "O Estado de S. Paulo".


O cenário não traz nenhum vencedor e aponta que uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos. O percentual dos que dizem que não votariam de jeito nenhum no petista saltou de 33% em maio de 2014 para 55% agora. A rejeição a Aécio Neves (PSDB) subiu de 42% para 47% em um ano, a Marina Silva (Rede) de 31% para 50%; a José Serra (PSDB), de 47% para 54% em dois anos. Não há comparativo, mas a rejeição a Geraldo Alckmin (PSDB) e a Ciro Gomes (PDT) é igualmente alta: 52% para ambos. A taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de seus rivais: 23%.

Do "Brasil 247"

Mesmo desgastado por ser alvo diário de intenso tiroteio [na mídia], o ex-presidente Lula ainda é o nome mais forte para a disputa presidencial de 2018, aponta pesquisa Ibope realizada entre 17 e 21 de outubro e divulgada na segunda-feira 26 pelo jornalista José Roberto de Toledo.

Nessa mesma segunda-feira, uma nova fase da Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal, [tenta envolver] Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do petista (leia mais). Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na empresa de Luís Cláudio, a "LFT Marketing Esportivo".

Uma das conclusões da pesquisa de potencial de voto, que considera alguns possíveis candidatos para a próxima disputa, é a de que ninguém sai vencedor. Outra é a de que a taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23%. Em maio de 2014, esse índice era de 33%.

Em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%, seguido de perto por Marina Silva (Rede), com 11%. O também tucano José Serra tem 8%, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7% e Ciro Gomes (PDT), 4%.

A rejeição ao ex-presidente Lula cresceu, aponta também o levantamento. Percentual dos que dizem que não votariam de jeito nenhum no petista saltou de 33% em maio de 2014 para 55% agora.

De acordo com a sondagem, uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos: rejeição a Aécio subiu de 42% para 47% em um ano, a Marina de 31% para 50% neste período, a Serra, de 47% para 54% em dois anos. Não há comparativo, mas a rejeição a Alckmin e a Ciro Gomes é igualmente alta: 52% para ambos (leia mais).

Além de mostrar que, mesmo alvo de [falsas e seguidas] denúncias, Lula ainda é um candidato forte, os números sugerem uma explicação para a tão insistente tentativa da oposição em força um terceiro turno no País: eles continuariam sem conquistar a presidência caos esperassem novas eleições, como manda o processo democrático."

FONTE: do portal "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/202404/Ibope-Lula-se-desgasta-mas-ainda-lidera-para-2018.htm).[Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

COMPLEMENTAÇÃO
Lula é o candidato mais rejeitado e o mais desejado

Por Alex Solnik, jornalista



"Em quem você não votaria "de jeito nenhum"? Lula. Em quem votaria "com toda certeza"? Lula. É o que diz o Ibope realizado entre 17 e 21/10 com 2002 eleitores maiores de 16 anos em 120 municípios.

Lula é o mais rejeitado dentre os possíveis candidatos a presidente em 2018 - 55% dos brasileiros não votariam nele "de jeito nenhum" - mas os outros estão praticamente empatados com ele nesse quesito: José Serra vem em segundo, com 54%, Geraldo Alckmin tem 52%, Ciro Gomes, 52%, Marina 50% e Aécio, 47%.

Ou seja, a rejeição é geral.

Mas quando a pergunta é "em quem você votaria com toda certeza"? Lula fica em primeiro, com 23%, Aécio tem 15%, Marina, 11%, Serra, 8%, Alckmin, 7% e Ciro, 4%.

Aí se vê que Lula não está tão mal no filme como seus inimigos imaginam. E Aécio não está tão bem como se supunha.

A soma dos que votariam "com toda certeza" com os que "poderiam votar" dá empate técnico entre Aécio (42%), Lula (41%) e Marina (39%). Serra e Alckmin têm 32% e 30%, respectivamente. Ciro aparece com 20%.

Mais ou menos o seguinte: as maiores forças políticas continuam sendo o PT e o PSDB.

A diferença entre elas continua pequena, mais ou menos a mesma das eleições de 2014, com o PT ligeiramente à frente.

Tudo como dantes no quartel de Abrantes."

FONTE da complementação: escrito por Alex Solnik, jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento janeiro 2016). Artigo publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/202530/Lula-%C3%A9-o-candidato-mais-rejeitado-e-o-mais-desejado.htm).

Nenhum comentário: