sábado, 27 de junho de 2015

EUA REPETEM NA VENEZUELA A TÁTICA UTILIZADA PARA DERRUBAR ALLENDE NO CHILE



EUA repetem na Venezuela a guerra econômica executada no Chile contra Allende
 
Por Roberto Bitencourt da Silva, no Diário Liberdade

"A guerra econômica executada na Venezuela desde 2013, por parte da direita apoiada pelo governo dos EUA, que inclui desestabilização, estocamento, especulação e contrabando de extração, tem como objetivo repetir no país o ocorrido contra Salvador Allende quando o Chile sofreu um golpe de Estado em 1973, após promover a escassez e a carência da população.

Arquivos desclassificados em 2003 revelaram que, em 1970, o então presidente dos EUA Richard Nixon deu instruções para promover um golpe de Estado que impedisse a posse de Allende ou que fosse derrubado em seus primeiros dias de governo, recorda o jornalista venezuelano Eleazar Díaz Rangel, ao traçar um paralelo entre o que ocorreu no Chile de Allende e o que acontece atualmente na Venezuela de Maduro, em sua coluna no diário "Últimas Notícias".

O melhor pretexto para conseguir entregar o poder aos militares chilenos era uma repentina situação econômica desastrosa, segundo os documentos. Uma advertência chegou ao antecessor de Allende na presidência, Eduardo Frei Montalva: “Não deixaremos que chegue uma só porca ou parafuso ao Chile caso Allende assuma o poder. Faremos de tudo para condenar o país e seus habitantes às privações e à pobreza mais absolutas”.

Parte da guerra econômica contra Allende foi afetar profundamente a economia chilena. Durante seu governo, tanto o Banco Mundial como o Banco de Exportações e Importações não concederam um centavo sequer.

Isso gerou desabastecimento no país, provocando fenômenos como as “panelas vazias” e as paralisações dos caminhoneiros. As guerras econômica, política e psicológica foram os métodos utilizados contra o governo, em que a mídia e ONG's financiadas pelos EUA tiveram papel importante.

As possibilidades de influência na região foram o principal motivo para Washington apoiar a queda de Allende, afirma Díaz Rangel. No caso venezuelano, essa influência é ainda maior, pois a Revolução Bolivariana criou mecanismos de integração regional, como a UNASUL, a CELAC, a ALBA e a Petrocaribe, organizações que não contam com a interferência dos EUA.

Além disso, a Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, que são almejadas pelos EUA para sustentar seu sistema capitalista, denuncia o jornalista venezuelano."


FONTE: escrito por Roberto Bitencourt da Silva, no "Diário Liberdade". Transcrito no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/blog/roberto-bitencourt-da-silva/eua-repetem-na-venezuela-a-guerra-economica-executada-contra-allende).

Nenhum comentário: