quinta-feira, 28 de maio de 2015

EUA E ALIADOS MANOBRAM PARA PREJUDICAR ECONOMIA DO BRASIL E DOS BRICS, DENUNCIA A RÚSSIA


Rússia denuncia manobra do Ocidente para prejudicar economia do BRICS

"O secretário do Conselho Nacional de Segurança russo, Nikolai Patrushev, denunciou, na terça-feira (26), as manobras financeiras do Ocidente [EUA e seus aliados na Europa] para promover a fuga de capitais no grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Ao palestrar em uma conferência de especialistas do BRICS, em Moscou, Patrushev denunciou que a fuga de capitais dessas nações chegou, em uma década, a 3,5 trilhões de dólares, quando metade disso foi registrado nos últimos três anos.

Durante o encontro de altos representantes para assuntos de segurança do referido quinteto de países, o secretário considerou que esse bloco de economias emergentes está em zona de especial risco.

A tendência dos últimos tempos consiste em frear o desenvolvimento de nossas nações, não precisamente com métodos militares, mas mediante a pressão midiática e a criação artificial de contradições nacionais, regionais e culturais”.

Patrushev, cujo país preside este ano o BRICS, estimou que a segurança econômica desse grupo deverá garantir a criação de um banco formado por suas instituições financeiras.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul contribuem com 22% do Produto Interno Bruto mundial, com esse percentual chegando a 25% quando se leva em conta sua capacidade conjunta de consumo.

Além disso, o BRICS representa 40% da população mundial, mais de um terço da produção energética do planeta, quase 40% das despesas em pesquisas e militares, afirmou o secretário do Conselho Nacional de Segurança da Rússia."

FONTE: da "Prensa Latina". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/264682-9). [Título e trecho entre colchetes acrescentado por este blog 'democracia&política']. 

Nenhum comentário: