domingo, 22 de março de 2015

FIM SERÁ GAVETA? JUSTIÇA PAULISTA AGE CONTRA O TRENSALÃO TUCANO !?!





[OBSERVAÇÃO deste blog 'democracia&política': 

Sou cética com essa investigação e julgamento.  O Ministério Público paulista já tentou engavetar o processo e conseguiu por cerca de dois anos com uma desculpa infantil ("errou de pasta"...). Foi retomado por forte insistência e cobrança da justiça suíça.  A regra geral da Justiça no Brasil, há décadas, em relação a crimes tucanos, é a que estava sendo seguida, a gaveta. 



Quanto à mídia, a notícia vazou e ela ontem foi obrigada a sair do tradicional silêncio (quando há envolvimento do PSDB). Porém, o Jornal Nacional e o Jornal da Band de sábado já mostraram como será o tratamento. 

Apesar de ser esquema perfeitamente análogo ao cartel de fornecedores para a Petrobras, que é alvo de bombástico e prolongado escândalo midiático, no trensalão de São Paulo será muito diferente. A "Globo" e a "Band" não ousaram conjecturar possível propina para funcionários da CPTM e políticos do Estado para a fraude ser tolerada por quase 20 anos, aumentando em mais de um bilhão de dólares os gastos públicos. Não pedem o fatiamento e encolhimento da CPTM em prol de empresas estrangeiras, nem pedem no STJ investigação dos governadores de São Paulo. Apenas foi mencionado pelos noticiários que o esquema fraudulento funcionou ao longo dos governos Covas, Alckmin, Serra e Lembo. Nem uma entrelinha com suposição de eles sabiam. Pensar em capa da "Veja" com a manchete "Eles sabiam" seria (para a mídia, tucana) imenso sacrilégio. O Estado foi tratado por ela como vítima e, em tom solene, noticiaram que o governador Alckmin corretamente "exige rigorosa investigação e indenizações das empresas do cartel"Também não ousaram pensar em pesquisar na internet se as empresas do cartel abasteceram políticos tucanos com "doações de campanha" em todos esses anos.  

Em resumo, para a mídia, e provavelmente para a Justiça paulista, os governos e políticos tucanos de São Paulo e os diretores da CPTM continuarão sendo anjos honestos, limpinhos e cheirosos, vítimas de empresas malvadas corruptas que pagarão caro pelas suas malvadezas.

Vejamos a notícia esterilizada da Agência Brasil]: 

Justiça aceita denúncia do MP sobre cartel de trens em São Paulo

Por Bruno Bocchini, na Agência Brasil

"A Justiça aceitou ação civil pública do Ministério Público paulista que denuncia a existência de cartel em contratos com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) envolvendo 11 empresas privadas. A ação foi proposta em 4 de dezembro.

Na ação, acolhida pela Justiça no último dia 3, os promotores pedem a anulação de três contratos firmados no período de 2002 a 2007, a dissolução de dez das 11 empresas que constam no processo (Siemens, a Alstom, a CAF brasileira, a TTrans, a Bombardier, a MGE-Manutenção de Motores e Geradores Elétricos, a Mitsui, a Temoinsa, a Tejofran e a MPE – Montagens e Projetos Especiais), o ressarcimento dos valores firmados e indenização por dano moral coletivo, que somados chegariam R$ 418 milhões [valor não atualizado]. A CAF espanhola ficou de fora do pedido de dissolução.

A Justiça acolheu e agora está correndo em rito normal. As empresas vão ser citadas e vamos entrar na contestação. Nossa estimativa é que em, no máximo, um ano isso seja julgado”, disse sexta-feira (20) à Agência Brasil o promotor Marcelo Milani, um dos autores da ação." 


FONTE: reportagem de Bruno Bocchini, na Agência Brasil    (http://jornalggn.com.br/noticia/justica-aceita-denuncia-do-mp-sobre-cartel-de-trens-em-sao-paulo).[Imagem do google e observação inicial acrescentadas por este blog 'democracia&política'].



Nenhum comentário: