domingo, 22 de março de 2015

A 1ª MULHER NO BRASIL NO COMANDO DE AERONAVE DE ATAQUE




Quase ninguém ficou sabendo: temos a primeira mulher no comando de uma aeronave de ataque

Do site especializado em assuntos da Aeronáutica militar Poder Aéreo:

"A Tenente Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti entrou para a história da aviação brasileira ao se tornar a primeira mulher do País a alçar voo no comando de um helicóptero de ataque. Na sexta-feira da semana passada (06/03), ela realizou a sua primeira instrução no cockpit da aeronave AH-2 Sabre, com sede na Base Aérea de Porto Velho. 

[OBS (do Wikipedia): "O AH-2 Sabre da FAB é o Mil Mi-24 (em alfabeto Cirílico "Миль Ми-24", designação da NATO "Hind"), helicóptero de ataque e transporte de tropas produzido pela Mil Moscow Helicopter Plant em 1970 e operado desde 1972 pelas Forças Aéreas Soviéticas, por seus sucessores e por mais de outras trinta nações. A sua designação para exportação é Mi-35"].

É uma grande honra e responsabilidade ser a primeira mulher a pilotar um helicóptero de ataque da Força Aérea Brasileira. Espero que isso sirva de inspiração para todas as mulheres, mostrando que, por meio do esforço e da dedicação, nós podemos alcançar qualquer objetivo”, ressaltou.

Vitória – o nome não podia ser mais apropriado – vai operar um equipamento de ataque, reparem, defensivo, voltado para a interceptação de aeronaves intrusas, de artilharia antiaérea e blindagens no solo pela potência de seu armamento, guiado por um computador balístico. Não é um equipamento para “incursões invasoras”, porque não é esse o nosso objetivo de Defesa, embora haja gente que prefira ficar comparando-os, em condições de inferioridade, aos helicópteros “Apache” americanos.

Não vamos invadir o Iraque, só queremos defender o Brasil.

Todos, homens, como os outros 30 pilotos do “Sabre”, ou mulheres, como Vitória.

Que o Brasil possa se orgulhar de seus militares do futuro, em lugar de temer os fantasmas do passado.

PS. A "Globo Rondônia" fez uma matéria sobre Vitória. Por que será que não foi para o "Jornal Nacional"? Ou mulher só serve para panelas?"


FONTE: do site especializado em assuntos da Aeronáutica militar "Poder Aéreo". Transcrito e comentado por Fernando Brito no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=25619).[Observação entre colchetes acrescentada por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: