sábado, 24 de janeiro de 2015

O "ESCÂNDALO DA IMPORTAÇÃO DE ENERGIA"




"TIJOLAÇO" IRONIZA 'ESCÂNDALO DA IMPORTAÇÃO DE ENERGIA'

"Segundo destaca Fernando Brito no seu blog "Tijolaço", importamos 0,12% do que o Brasil gasta. ‘Mas, agora, qualquer defeito local, a maioria das distribuidoras de energia, vai virar “prova” de que estamos na iminência de um baita apagão’. Na manchete de quinta-feira, o jornal "O Globo", comandado por João Roberto Marinho, parece torcer para um novo racionamento de energia no Brasil.

Do "Brasil 247"


No blog ‘Tijolaço’, Fernando Brito ironizou o ‘estardalhaço’ da imprensa sobre o anúncio de que o Brasil tem importado energia da Argentina e do Paraguai: “O escândalo da importação de energia é de 0,12% do que o Brasil gasta!”.
Na manchete de quinta-feira, o jornal "O Globo", comandado por João Roberto Marinho, parece torcer para um novo racionamento de energia no Brasil: "Ministro diz que não falta, mas Brasil importa energia", estampa o jornal, com uma foto de Eduardo Braga com filtros especiais, como se ele desse sua entrevista coletiva na penumbra de um país sem luz.

Leia o texto do "Tijolaço" na íntegra:

A imprensa, com estardalhaço, anuncia que o Brasil está importando energia da Argentina e Paraguai.

Está.

Exatos 90 megawatt, ontem [
quinta-feira].

O equivalente a estrondosos 0,12% dos 73.780 MW consumidos ontem 
[quinta-feira] no país.

Uma quantidade, como se vê, ridícula, embora, nesta seca, qualquer 10 mil réis sejam úteis.

Irrelevante, sob qualquer aspecto.

Mas o Brasil importava energia antes?

Sim, e muito mais.

Peguei, ao acaso, um dia de 2001, na crise energética tucana.

Importamos 673 MW da Argentina e do Paraguai no mesmo dia 21 de janeiro de 2002.

Ou 1,89% da carga de 35.647 MW consumida pelo país, proporcionalmente 15 vezes mais.

(Sim, porque o consumo – e a produção – de energia mais que dobraram de Fernando Henrique/PSDB para cá, embora a população tenha crescido pouco mais de 20%)

Não me recordo de qualquer escândalo por isso.

Até porque, de lá para cá, importamos ou exportamos energia (e, aí, até 1.000 MW) conforme as disponibilidades da região sul do Brasil e dos países vizinhos.

Mas, agora, qualquer defeito local, a maioria das distribuidoras de energia, vai virar “prova” de que estamos na iminência de um baita apagão.

O jornalismo, no Brasil, é a política."

FONTE: jornal digital "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/167558/Tijola%C3%A7o-ironiza-'esc%C3%A2ndalo-da-importa%C3%A7%C3%A3o-de-energia'.htm).

Nenhum comentário: