sábado, 29 de novembro de 2014

POBRE MÉXICO. TÃO PERTO DOS EUA...




Matança dos 43 em Iguala: Pobre México, tão longe de Deus, tão perto dos EUA


Da Redação do portal Viomundo

Governado pelo império da Televisa, o México é frequentemente apontado pelos neoliberais como exemplo a ser seguido pelo Brasil.

Porém, a realidade é que o país:

1. Teve seu mercado interno inundado por produtos vindos dos Estados Unidos, depois de aderir ao acordo comercial do NAFTA;

2. De exportador, tornou-se importador de milho, um dos alimentos básicos da população;

3. O deslocamento de população da zona rural para as cidades resultou em mão-de-obra barata para os grandes cartéis fornecedores de drogas para o gigantesco mercado dos Estados Unidos;

4. A exportação de mão-de-obra barata, via imigração, cresceu em vez de diminuir;

5. “A guerra contra as drogas”, que permitiu aos Estados Unidos assumirem o controle do México via aparato policial-militar, com investimento de bilhões de dólares em armamento e treinamento fornecidos pelos próprios EUA, desde 2006 resultou em 80 mil mortes e 25 mil desaparecidos. O assassinato de 43 estudantes, portanto, é apenas a ponta de um gigantesco iceberg que não sai na Televisa. Nem na Globo."


FONTE: da Redação do portal "Viomundo"    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/matanca-dos-43-em-iguala-pobre-mexico-tao-longe-de-deus-tao-proximo-dos-estados-unidos.html).

Nenhum comentário: