sábado, 27 de setembro de 2014

BRASIL EM 2º LUGAR NO MUNDO EM EXPANSÃO DA ENERGIA EÓLICA




Expansão do parque eólico aumenta participação de renováveis na matriz elétrica brasileira

"A participação das fontes de energia renováveis na matriz elétrica brasileira, que atualmente é de 78,4%, será elevada ao patamar de 86,1% em 2023. A expansão na geração de energia eólica representará fatia significativa desse crescimento. No final de 2012, o setor eólico representava cerca de 2% de toda a capacidade instalada no Brasil. Até o final de 2023, essa fatia deverá chegar a 11%. Os dados são do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE-2023).

Apenas em 2015, está prevista expansão de 6 gigawatts (GW) da capacidade instalada de energia eólica no Brasil. Isso levará o País a ocupar a segunda posição em expansão de energia eólica no mundo, atrás apenas da China, e superando a Alemanha


Em 2014, a produção de energia solar brasileira era cerca de 4,5 GW e a projeção para 2015 é de 10,5 GW. A presidenta Dilma Rousseff comentou esse crescimento na terça-feira (23), em entrevista a jornalistas após a "Cúpula do Clima", na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Nós teremos a segunda maior expansão do mundo no ano que vem, se os demais países mantiverem a expansão de hoje. É muito significativo (…), porque é uma presença de uma fonte alternativa muito importante e, ao mesmo tempo, uma fonte que está estabilizando o seu custo, está reduzindo seu custo de kilowatt instalado e também aumentando seu grau de eficiência”, avaliou.

Em relação ao potencial de geração de energia eólica, o País ocupava a 15ª posição em 2013 e deverá alcançar a 10ª este ano. Em 2015, deverá chegar à 7ª posição do ranking mundial. Atualmente, o país tem cerca de 200 parques eólicos em operação.

O grande potencial do setor no Brasil tem atraído investidores de países como Espanha, Bélgica, Portugal e Itália, e contribuído para reduzir o custo da energia eólica. O próximo leilão, previsto para o dia 28 de novembro, tem 708 projetos inscritos, totalizando mais 700 megawatts na matriz energética brasileira.

Redução de emissão de CO²

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), a geração de energia eólica no Brasil evitou a emissão de um milhão de toneladas de CO² na atmosfera no primeiro semestre de 2014 e contribuirá para que o País chegue ao final do ano com um recorde de 3,25 milhões de toneladas mitigadas – duas vezes mais do que o total reduzido em 2013.

A estimativa do setor é que a redução da poluição do ar graças à energia eólica se intensifique nos próximos anos porque o país está investindo pesadamente na área. Em média, são R$ 15 bilhões investidos anualmente na construção de parques eólicos, expandindo de forma significativa a geração desse tipo de energia e contribuindo para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera".

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/expansao-do-parque-eolico-aumenta-participacao-de-renovaveis-na-matriz-eletrica-brasileira/).

Nenhum comentário: