segunda-feira, 21 de julho de 2014

PETROBRAS INICIA FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE DE ENERGIA SOLAR




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Demos partida na geração de eletricidade a partir da energia solar

"A 'Usina Fotovoltaica de Alto de Rodrigues' (UFVA), localizada no Rio Grande do Norte, realizou a sua primeira geração de energia elétrica a partir da energia solar. A unidade, que no momento opera com 10% de sua capacidade instalada, já está fornecendo eletricidade para o "Sistema Interligado Nacional" (SIN) desde o dia 30/5. Esse é nosso primeiro projeto na área de geração de energia solar.

A usina UFVA foi desenvolvida pela nossa Diretoria de Gás & Energia, com apoio do Centro de Pesquisas (CENPES), do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e de universidades. A usina faz parte da carteira de pesquisa e desenvolvimento da "Agência Nacional de Energia Elétrica" (ANEEL) e recebeu investimentos de aproximadamente R$ 21 milhões. O projeto tem como finalidade avaliar os impactos de uma central fotovoltaica na rede elétrica e levantar o custo real da energia produzida.

A geração atual da usina é de 100 quilowatts (kW). Quando estiver totalmente concluída, a capacidade instalada será de 1.100 kW, com produção estimada de 1.942 MWh/ano. Essa produção de eletricidade é suficiente para atender o consumo de 8 mil pessoas."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/demos-partida-na-geracao-de-eletricidade-a-partir-da-energia-solar.htm).

Nenhum comentário: