quarta-feira, 16 de julho de 2014

COPA TROUXE AO BRASIL 1,015 MILHÃO DE ESTRANGEIROS




Turistas norte-americanos durante jogo da Copa em RJ (Foto: Terra) 

Copa trouxe ao Brasil 1,015 milhão de turistas estrangeiros, diz governo

Por RODRIGO RODRIGUES, no "Terra Magazine"

"Com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), o governo brasileiro fez na tarde de segunda-feira (14) o primeiro balanço da Copa do Mundo no Brasil. Os números mostram que, pelo menos, 1,015 milhão de turistas estrangeiros estiveram no Brasil para curtir a competição.

Segundo o ministro Aloízio Mercadante, da Casa Civil, pelo menos outros 3,056 milhões de turistas brasileiros circularam pelas cidades sedes da competição durante os 30 dias de disputa, gerando mais de 16,7 milhões de passageiros nos aeroportos do País.

De acordo com o ministro, “apesar de o Brasil ter perdido a competição, o País certamente ganhou a Copa”.

Batemos o recorde diário de passageiros num único dia nos aeroportos, que antes era de 467 mil e atingiu 548 mil durante os jogos”, comentou o ministro.

A EMBRATUR informou que os turistas que vieram ao Brasil nesse período eram de 202 nacionalidades diferentes e ficaram em média 13 dias no País.


Apresentação do Balanço da Copa mostrado pelo ministro Aloízio Mercadante, da Casa Civil (Reprodução)

Pelo menos 5,1 milhões de pessoas participaram das transmissões dos jogos nas chamadas "Fans Fests" espalhadas pelas 12 cidades sedes.

95% dos turistas afirmam que pretendem voltar ao Brasil depois dessa experiência com a Copa do Mundo. É certamente um legado que vamos carregar para as Olimpíadas e é uma conquista do povo brasileiro, que viveu e recebeu os estrangeiros tão bem quanto o Brasil foi recebido nas Copas que disputou pelo mundo”, afirmou Aloísio Mercadante.

O balanço do governo aponta ainda que 20 mil jornalistas estiveram no Brasil para a cobertura do evento esportivo.


A presidente Dilma discursa durante o balanço da Copa do Mundo, em Brasília (Foto: Planalto)

Sucesso

Ao comentar o resultado da Copa, a presidente Dilma afirmou que o Brasil “derrotou as previsões pessimistas" e conseguiu realizar “a Copa das Copas”.

“Os prognósticos que faziam da Copa eram os mais terríveis possíveis. Começava com ‘não vai ter Copa’ e com ‘vai ser a Copa do caos’. Derrotamos todas as previsões pessimistas e realizamos essa 'Copa das Copas', graças a generosidade dos brasileiros”, disse a presidenta.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, até brincou com os prognósticos catastróficos que diziam que haveria surtos de doenças: "Não houve turista picado por cobra, surto de malária nem de cachorro louco", afirmou o ministro.

Venda de ingressos

O público que assistiu aos jogos nas 12 arenas esportivas chegou a 3.429.873 milhões de pessoas, segundo o balanço do ministro da Casa Civil.

Os brasileiros lideraram a presença nas arenas, com 1.636.294 milhões de ingressos adquiridos. O país é seguido pelos moradores dos Estados Unidos, com 203.964 ingressos vendidos, e 63.128 ingressos adquiridos por moradores da Argentina.

O ranking é seguido pela Inglaterra (58.690) e Colômbia (56.638). Veja o ranking completo divulgado pelo "Centro de Mídia do Rio de Janeiro":



FONTE: escrito por RODRIGO RODRIGUES, no "Terra Magazine"  (http://terramagazine.terra.com.br/blogterramagazine/blog/2014/07/14/copa-trouxe-ao-brasil-1015-milhao-de-turistas-afirma-governo/).

Nenhum comentário: