sexta-feira, 18 de julho de 2014

A RIDÍCULA OVAÇÃO A AÉCIO NA TUCANA FOLHA/UOL





Pequeno roteiro para Aécio entender São Paulo

Por Luis Nassif


"Há ampla esquizofrenia da oposição.

Até agora, a única plataforma dos dois candidatos - Aécio Neves e Eduardo Campos - é ser a antiDilma, mas propondo-se a "melhorar as políticas públicas criadas ou mantidas por Dilma", "fazendo melhor".

Na sabatina a que foi submetida na UOL [tucana], o maior momento de Aécio Neves foi quando bradou que manteria o "Mais Médicos" com os médicos cubanos "mas sem se submeter a Cuba" [Oh!...]. Foi ovacionado pela malta [É uma frase de estadista!!! Aclamaram os tucanetes... Parecia teatro comédia] e deixou os especialistas enrubescidos de vergonha...

O "Mais Médicos" é uma política pública negociada entre o governo brasileiro e o governo cubano. Como continuar trazendo médicos cubanos em massa sem negociar com o governo cubano? Ou sem negociar com a OPA (Organização Panamericana de Saúde/ONU), que é a intermediária do programa? Por acaso pretende ir até à praça principal de Havana, montar uma banquinha e recolher inscrições? E o objetivo principal do programa é atender a população brasileira ou ensinar Cuba como tratar de seus médicos? [Os profissionais cubanos atuam no Brasil em modelo similar ao adotado em convênios com outros 63 países. O pagamento dos médicos é feito pelo governo cubano. Outro detalhe: pelas regras do programa, o médico só pode atuar na cidade para onde é indicado pelo governo brasileiro].

 
Tem o atenuante do fato de a entrevista ser do tipo “pegadinha”, com os entrevistadores mais interessados em identificar inconsistências em declarações soltas do que ouvir programas de governo [talvez porque os entrevistadores do tucano UOL/Follha já soubessem que Aécio não tem programas, muito menos consistentes].

Mesmo assim, em um momento em que todas as pesquisas mostram o brasileiro sedento por mudanças [porém mudanças com Dilma, de acordo com as pesquisas], não tem cabimento embarcar nesse primarismo dos slogans ideológicos ou nessa submissão incompreensível ao pior do pensamento paulistano, em vez de buscar propostas criativas, inovadoras e conceitos que arejem a discussão política.

Na política, Minas Gerais sempre foi maior que isso. Sempre foi um centro criador da melhor política nacional, com habilidade para compor interesses regionais, setoriais. Tem tradição política e intelectual, uma das melhores universidades do país - a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) -, algumas das melhores consultorias.

É inconcebível essa [mediocridade ou] submissão "intelectual" [?] de Aécio ao que de pior o pensamento paulistano produziu.

Quer beber nas águas de São Paulo?

Aqui vai um pequeno roteiro para não se imaginar que São Paulo seja apenas essa truculência anacrônica [como a da SABESP] exibida pela mídia e pelo "público" [plateia do UOL/Folha] que acompanhou a sabatina:

--Junto às grandes universidades paulistas – USP, Unicamp, as federais – poderá beber nas pesquisas de ponta, tanto nas humanas quanto nas exatas.

--Se quiser "entender" [sic] o atual momento político e social, a importância das políticas de participação social [!?!], procure até o "Instituto Fernando Henrique Cardoso", mas sem imprensa por perto. Basta ligar um gravador para FHC jogar para a plateia.

--Fuja dos intelectuais que se limitam a atender à demanda da mídia por catarses políticas. Eles deixaram de ser intelectuais há tempos. Seja menos Bolívar Lamounier e mais Luiz Carlos Bresser-Pereira.

--Junto aos grandes centros médicos – Incor, Sírio, Einstein – poderá juntar dados não apenas sobre a inovação na área médica, mas também sobre políticas de saúde, treinamento à distância e outros temas de ponta na saúde pública.

--Há a experiência exemplar de algumas ONG, que poderia dar um mínimo de lustro social a sua candidatura. Sugiro o Instituto Alana, o IDEC e o Proteste, as ONG ligadas a direitos humanos.

--Se quiser tomar o pulso da indústria, procure a ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), o IEDI (Instituto de Estudos e Desenvolvimento Industrial), o Sindipeças, a ABIT.

--Se quiser conversar com grandes empresários com visão nacional, fuja dos oba-oba, dos regabofes. Quem gosta de coluna social é madame e CEO emergente."

FONTE: escrito por Luis Nassif no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/pequeno-roteiro-para-aecio-entender-sao-paulo).[Título, trechos entre colchetes e aspas adicionados por este blog 'democracia&política'].

Um comentário:

Leo Mendes Filho disse...

Tá sério? Estão pedindo para o Playboy Carioca ter alguma idéia inovadora? Ir além de chavões e frases feitas por publicitários que mais parecem manual de auto ajuda? Não estão pedindo demais, não?