terça-feira, 24 de junho de 2014

O PROGRAMA "SAÚDE NÃO TEM PREÇO"




Programa "Saúde Não Tem Preço" já beneficiou quase 20 milhões de brasileiros

"No programa de rádio 'Café com a Presidenta' de segunda-feira (23), a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância do Programa 'Saúde Não Tem Preço' no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e asma. 


Desde sua criação, em 2011, o Programa já beneficiou quase 20 milhões de brasileiros e brasileiras, que passaram a ter acesso à medicação gratuita por meio da rede "Aqui Tem Farmácia Popular". Apenas no mês de maio, foram 6,4 milhões de pessoas atendidas em todo o país.

Atualmente, a rede "Aqui Tem Farmácia Popular" possui 30.400 unidades espalhadas em 4.100 municípios brasileiros. O paciente em tratamento de diabetes, asma e hipertensão pode se dirigir a qualquer uma das farmácias populares e retirar o medicamento portando apenas a receita médica, fornecida tanto por profissional da rede pública de saúde quanto particular, além do CPF e de um documento pessoal com foto.

A presidenta destacou que a ação do "Saúde Não Tem Preço" tem apresentado resultados significativos, como por exemplo a redução na quantidade de internações em unidades do "Sistema Único de Saúde" (SUS).

A asma era a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS. Depois que nós começamos a distribuir os remédios para o combate à asma, reduzimos em 36 mil o número de internações por conta dessa doença. Isso melhorou muito a vida do paciente e da família dele. Com a medicação adequada, nós evitamos essas internações súbitas”, afirmou.

Segundo Dilma, um dos objetivos do governo federal é promover a expansão da rede de farmácias populares para garantir ainda mais acesso aos medicamentos gratuitos do Programa.

O 'Saúde Não Tem Preço' é um excelente exemplo de nosso jeito de governar o país, gerando benefícios para todos. Os medicamentos gratuitos podem ser retirados por todos os brasileiros que precisem, pelo trabalhador, pelo aposentado que ganha um salário mínimo, pela mãe que vive com o 'Bolsa Família', enfim, por todos os brasileiros. Essa é a nossa melhor receita para construir um futuro cada vez melhor para a nossa população”, disse a presidenta.

Dilma ainda contou a história da Dona Rosângela, que mora em Recife e tem uma filha de 12 anos, Raynara, que tem asma desde os oito. O uso do nebulizador faz parte da rotina da família para amenizar os efeitos da doença.

Há quase dois anos, a Dona Rosângela retira o medicamento pelo 'Farmácia Popular'. Segundo a Dona Rosângela, com o remédio de graça contra a asma, além de gerar economia para a família todo mês, melhora também a qualidade de vida da adolescente. O rendimento da Raynara, por exemplo, na escola, melhorou. A mãe da Raynara diz que ela se sente muito mais disposta para estudar”, contou a presidenta."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/programa-saude-nao-tem-preco-ja-beneficiou-quase-20-milhoes-de-brasileiros/).

Nenhum comentário: