quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tarso: IMPRENSA E OPOSIÇÃO EM CAMPANHA CONTRA DILMA




Do "Brasil 247"

"Segundo o governador do Rio Grande do Sul, "as grandes cadeias de comunicação são 'democratas' [militantes do DEM] ou tucanas e fazem campanha massiva contra partidos da esquerda". "A campanha que se faz toma todos os políticos como corruptos e todos os partidos como venais. Isso pode trazer um dano irreversível à democracia. Se essa tese vencer e se extinguir a politica, o primeiro passo é acabar com a liberdade de imprensa", disse
Pré-candidato à reeleição, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), afirmou, na segunda-feira (19), que a oposição está fazendo uma campanha contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), com o apoio da imprensa. Segundo ele, "as grandes cadeias de comunicação são democratas [militantes do DEM] ou tucanas e fazem campanha massiva" contra legendas alinhadas à esquerda.

"Em todas as categorias existem as pessoas com desvio de conduta. Ocorre que a campanha que se faz toma todos políticos como corruptos e todos os partidos como venais. Isso pode trazer um dano irreversível à democracia. Se essa tese vencer e se extinguir a politica, o primeiro passo é acabar com a liberdade de imprensa", disse.

Em sabatina à "Folha", "UOL" e "SBT", o petista disse também que o maior erro de seu mandato foi ter subestimado os problemas da máquina pública que, de acordo com o petista, foram herdados da gestão anterior, comandada por Yeda Crusius (PSDB). "Subestimei a crise em que estava a máquina pública. Estava muito mais sucateada do que pensávamos. Cometi um erro de avaliação que custou uma demora maior na realização de obras importantes", disse.

Com o objetivo resolver o problema da dívida do estado, que, atualmente representa 209% da receita gaúcha, Genro aposta na reformulação da política fiscal, proposta em tramitação no Congresso Nacional. O projeto já passou pela Câmara e precisa ser aprovado pelo Senado.

"Este governo está equacionado. O que nós vamos fazer no próximo [governo], para fazer essa transição até 2017? Abrir um novo espaço fiscal, nós já aprovamos o projeto de reestruturação da dívida na Comissão Mista, agora vai para o Senado, vai ser aprovado esse ano. E vamos captar recursos. Já nos abre crédito novamente de R$ 4 bilhões para continuar investindo em infraestrutura", disse.

Segundo o governador, o estado utilizou recursos próprios a fim de melhorar a remuneração do funcionalismo e criticou a oposição. "Os nossos adversários adotaram uma outra visão: o Estado tem de pagar a dívida e ficar quieto. Chamavam isso de deficit zero, e o Estado paralisou. Hoje nós temos o maior crescimento industrial do país, e nós temos também o maior crescimento do PIB do país aqui no Rio Grande do Sul".

Sistema carcerário

Diante dos problemas de superlotação que afetam o Presídio Central de Porto Alegre, o governador disse que a penitenciária será desativada até o final do ano com a construção de novas unidades prisionais, porém, segundo ele, o presídio deve começar a ser esvaziado em agosto.

O presídio abriga 4,5 mil detentos o dobro de sua capacidade. Além da superlotação, a "Organização dos Estados Americanos" apontou, por meio de uma inspeção, problemas como falta de atendimento médico, de medidas preventivas contra incêndios e más condições de higiene.

"Se conseguirmos fazer todos os novos presídios, esvaziaremos o Presídio Central, mas as obras não andam como nós prevíamos. Temos ações do Ministério Público mandando construir os presídios e ações mandando parar as obras, questionando procedimentos", declarou.

Tarso, que é ex-ministro de Justiça, disse que o sistema prisional brasileiro é uma "fábrica de delinquentes". Para ele, o aumento da violência é decorrente da indústria do entretenimento. "Há toda uma estética televisiva e cinematográfica da morte, do estímulo da violência, do elogio da força e da superioridade da brutalidade. Isso é terrível para a juventude. Hoje uma pessoa mata para roubar um tênis. Na minha época, os atos de delinquência juvenil eram roubar fruta da casa do vizinho ou camisetas para o time de futebol", disse."


FONTE: do jornal on line "Brasil 247" (http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/140358/'Imprensa-e-oposi%C3%A7%C3%A3o-fazem-campanha-contra-Dilma'-diz-Tarso.htm).

Nenhum comentário: