terça-feira, 27 de maio de 2014

PETROBRAS RESPONDE AO "O GLOBO" SOBRE AUMENTO DA PRODUÇÃO




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Aumento da nossa produção: respostas ao jornal O Globo

"Leia nossas respostas ao jornal 'O Globo' sobre o aumento previsto da nossa produção:

Pergunta: A lista das nove novas unidades produtoras, marcando a capacidade de cada, e quando entraram em produção. E qual a previsão para as que ainda não entraram?

Resposta:
Em 2013 concluímos a construção de oito novas Unidades Estacionárias de Produção (UEPs), além da disponibilização da plataforma de apoio à perfuração do tipo Tender Assisted Drilling (TAD) para o campo de Papa-Terra. Entre essas, cinco iniciaram as operações de produção em 2013:

· FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá (capacidade de 120 mil bpd);
· FPSO Cidade de Paraty, no campo de Lula (capacidade de 120 mil bpd);
· FPSO Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, no pós-sal da Bacia de Santos (capacidade de 80 mil bpd);
· P-63, no campo de Papa-Terra (capacidade de 140 mil bpd);
· P-55, no campo de Roncador (capacidade de 180 mil bpd).

Até agora, em 2014, já colocamos em operação as plataformas P-58, no Parque das Baleias, e P-62, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos. Cada uma tem capacidade para produzir até 180 mil bpd.

No segundo semestre deste ano, entrará em operação a plataforma P-61, no campo de Papa-Terra (Bacia de Campos), que será interligada à TAD.

Além dessas nove unidades, serão instalados, no segundo semestre, os FPSOs Cidade de Mangaratiba, no campo Lula/Iracema, e Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. Cada uma dessas plataformas terá capacidade de produzir até 150 mil bpd.

Com a entrada em operação dessas 11 unidades, o volume de 1 milhão e 300 mil bpd será acrescentado à capacidade instalada – dos quais a parcela de 1 milhão e 4 mil bpd é própria da Petrobras e 296 mil bpd, de seus parceiros.

Pergunta: Da produção total do país quanto já está sendo produzido no pré-sal? acho que são uns 470 mil barris por dia.

Resposta:
O volume de 470 mil refere-se ao recente recorde de um dia da produção (11/5/2014), incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros.

No pré-sal, o aumento da produção em março (em relação a fevereiro) foi de 2,4%, chegando a um volume médio de 395 mil bpd (incluindo parceiros).

No primeiro trimestre, dos 1.922 mil bpd produzidos, em média 299 mil bpd são do pré-sal (parcela Petrobras).

Pergunta: E qual a produção total [de gás] no pré-sal também, e quanto % já está sendo aproveitado

Resposta:
Em março, a produção de gás do pré-sal da Bacia de Santos foi de 8.109 mil m3/d, dos quais 94,2% foram aproveitados para geração de energia na própria plataforma, para reinjeção nas rochas reservatórios e para exportação para o continente. A reinjeção nos reservatórios tem por objetivo aumentar a extração total de petróleo dessas acumulações.

A exportação para o continente é realizada através de rede gasodutos com destino final em Caraguatatuba (SP), já em operação para o FPSO Cidade de Angra dos Reis (Piloto de Lula) e FPSO Cidade de São Paulo (Piloto de Sapinhoá). O gasoduto do FPSO Cidade de Paraty (Piloto de Lula Nordeste) está em fase final de implantação e será finalizado ainda neste trimestre.

Pergunta: Até o fim do ano, com a entrada dos sistemas que faltam, em quanto mais ou menos deve atingir a produção no pré-sal (isso pode ser um bom lead)?

Resposta:
Até o final de 2014, a produção de petróleo da camada pré-sal, operada pela Petrobras, deverá superar a marca de 600 mil barris diários.

Pergunta: Qual foi a produção de petróleo e gás (se possível separado) em abril último?

Resposta:
A produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil, em março, atingiu a média de 1 milhão 926 mil barris/dia (bpd), superando em 0,1% a produção do fevereiro de 2014, quando foram produzidos 1 milhão 923 mil bpd. A produção de gás natural no Brasil, em março, foi de 64 milhões 360 mil metros cúbicos diários (m³/d), indicando um aumento de 0,4% sobre fevereiro. A produção de abril só é divulgada ao final do mês subsequente.

Pergunta: Qual é a expectativa de quando a produção vai efetivamente crescer, digo, a partir de que mês, ainda no segundo trimestre, ou no terceiro?

Pergunta:
A entrada em produção é gradual, quando se espera um aumento significativo na produção? (que mês mais ou menos).

Pergunta: A presidente Graça garantiu que a produção vai crescer 7,5% este ano, por isso a pergunta acima, quando isso deve efetivamente acontecer, e quando se estima o pico (pode ser outro lead)?

Resposta:
A taxa de crescimento da produção é gradual, com taxa crescente de aumento nos próximos meses, trazendo significativo aumento na média mensal de produção.

A meta de crescimento é de 7,5%, no fim do ano, sobre a média de 2013, de 1,931 milhão de barris diários (bpd), com margem de tolerância de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Pergunta: Alguns problemas de atrasos na entrega de equipamentos, ou outros problemas técnicos que sempre ocorrem, podem afetar todas essas metas ainda para este ano?

Resposta:
As metas mencionadas anteriormente, previstas pelo Plano de Negócios e Gestão da Petrobras, estão mantidas.

Pergunta: Com todos os projetos em operação, qual deve ser a produção média do pré-sal neste ano? e qual deve ser o pico a atingir de produção neste ano no pré-sal?

Resposta:
Em 2014, a produção de petróleo da camada pré-sal, operada pela Petrobras, deverá se situar em torno de 500 mil barris diários de média anual, com picos de produção que superarão a marca de 600 mil barris diários.

Pergunta: E para o próximo ano , como estão os cronogramas dos novos sistemas previstos (acho que são dois)?

Resposta:
A previsão é de que o FPSO Cidade de Itaguaí, em Iracema Norte, no pré-sal da Bacia de Santos, entre em operação no quarto trimestre de 2015.

Pergunta: Pelas minhas contas os nove sistemas acrescentarão 1,14 milhão de barris diários à capacidade instalada do país. Considerando que as plataformas iniciam gradativamente sua produção, qual o volume adicional que esses sistemas devem estar produzindo este ano, mais ou menos? Uns 200 mil barris por dia seria razoável?

Resposta:
Com a entrada em operação das 11 unidades mencionadas anteriormente, serão acrescentados 1 milhão e 300 mil bpd à capacidade instalada.

Ao final do ano, os nove sistemas, mais os dois a iniciarem operação até o final do ano, estarão produzindo mais de 650 mil bpd.

Obs: A matéria foi publicada pelo veículo na segunda-feira (27) (versão online)."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/aumento-da-producao-respostas-ao-jornal-o-globo.htm).

Nenhum comentário: