sábado, 31 de maio de 2014

BRASIL JÁ GANHOU A COPA NA QUESTÃO AMBIENTAL




Brasil supera em 50% compensação de emissões diretas por causa da Copa do Mundo

"O país recebeu doação equivalente a 115 mil toneladas em créditos de carbono – as emissões diretas estão estimadas em 60 mil toneladas. Os números foram divulgados em coletiva de imprensa com os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; Esporte, Aldo Rebelo; Turismo, Vinícius Lages; Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) no Brasil, Denise Hamú, na terça-feira (27.05), em Brasília.

É a primeira vez que se faz 100% da mitigação das emissões diretas. A Copa do Mundo já vai começar totalmente compensada, do ponto de vista das emissões diretas. Além da inclusão de produtos orgânicos, da questão de resíduos sólidos e da certificação de todas as arenas. É a primeira vez que se faz uma Copa do Mundo com essa envergadura de medidas de sustentabilidade”, destacou a ministra Izabella Teixeira.

O governo federal elaborou um inventário que projeta que 1,4 milhão de toneladas de carbono sejam lançados na atmosfera de forma direta (hospedagem, voos nacionais, obras, operações, deslocamentos previstos de turistas e profissionais) e indireta (voos internacionais e roteiros de turistas além do trajeto entre aeroporto, arena e hotel).

A agenda se divide em cinco grandes projetos, que dialogam e foram construídos em conjunto pelos ministérios: Certificação e gestão sustentável das arenas; Campanha Brasil Orgânico; Campanha Passaporte Verde; Mitigação e compensação de emissões; Resíduos e reciclagem.

O Ministério do Meio Ambiente lançou, em abril de 2014, a "Iniciativa Baixo Carbono na Copa", que conta com uma chamada pública às empresas brasileiras para doarem créditos de carbono para a compensação das emissões geradas pela realização do Mundial. Até o final do ano, as companhias que aderirem à ação receberão o "Selo Baixo Carbono" fornecido pelo MMA. Até agora, quatro companhias aderiram à chamada e contribuíram com "Reduções Certificadas de Emissões" (RCE) provenientes de projetos capazes de neutralizar gases de efeito estufa.


Inovação

Pela primeira vez na história, uma Copa do Mundo terá todas as arenas certificadas ambientalmente. Esse foi um requisito para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberasse financiamento para as obras. A exigência, inclusive, será adotada pela FIFA para as próximas edições do Mundial.

O Brasil tem uma enorme responsabilidade na questão ambiental. Temos sedes em todos os nossos biomas e o governo brasileiro assumiu, por iniciativa voluntária, a exigência do cumprimento de medidas sustentáveis para a construção dos estádios. O Brasil é pioneiro em propor e adotar esse tipo de certificação em Copas”, afirmou Teixeira.

Os 12 estádios preencheram os requisitos para conseguir o selo verde e dois deles receberam a certificação LEED: o Castelão, em Fortaleza, e a Fonte Nova, em Salvador. Outros seis palcos devem receber o selo antes do Mundial – Arena da Amazônia, Estádio Nacional Mané Garrincha, Mineirão, Arena da Baixada, Maracanã e Arena Pernambuco. Os demais estão com o processo em tramitação no "Green Building Council" e devem receber a certificação até o fim do ano.

Passaporte Verde

O objetivo é que campanhas como o "Passaporte Verde" auxiliem a mitigar a emissão dos gases de efeito estufa também após a Copa do Mundo. A ação divulga e estimula roteiros de turismo sustentável, além do consumo e produção ambientalmente conscientes. “Teremos ideia da quantidade mitigada com o Passaporte Verde após o Mundial, porque vamos rastrear os roteiros dos turistas para compensar as emissões indiretas. Do ponto de vista formal, o compromisso do Brasil era mitigar as emissões diretas ligadas à estrutura da Copa, mas, vamos além”, completou Teixeira.

A campanha passou a ser uma plataforma de comunicação em consumo e produção sustentáveis, com portal interativo, aplicativo móvel e presença nas mídias sociais. Entre os destaques estão:

Roteiros Passaporte Verde – sessenta opções de passeios, a partir de cada uma das 12 cidades-sede, que estimulam o viajante a optar por práticas responsáveis;

Jornadas da Sustentabilidade – workshop de engajamento em práticas de ecoeficiência para hotéis, bares e restaurantes que será realizado nas cidades-sede e que vão gerar materiais para serem distribuídos pela internet;

Compromisso Passaporte Verde – uma ferramenta on-line na qual estabelecimentos poderão se engajar com boas práticas de produção e serviços, por meio de uma auto-avaliação para conhecer o nível de sustentabilidade do seu estabelecimento. Ao aderir ao Passaporte Verde, os estabelecimentos ficam disponíveis para consultas online dos consumidores via hotsite e aplicativo".

FONTE: Portal da Copa" http://blog.planalto.gov.br/brasil-supera-em-50-compensacao-de-emissoes-diretas-por-causa-da-copa-do-mundo/

Nenhum comentário: