terça-feira, 22 de abril de 2014

NOVA E HILARIANTE PESQUISA DA TUCANA "FOLHA"




NOVO CRITÉRIO DA "FOLHA" CRIA "EMPATE" NA SUCESSÃO

[Obs deste blog 'democracia&política':


O desespero da direita para voltar ao poder gera fatos até hilariantes. Para conseguir que seus candidatos assumam a liderança nas pesquisas, o "Datafolha" foi criativo. Ridículo, certo, porém inovador.

Criou uma pesquisa somente "entre aqueles que 'conhecem bem' o candidato"...

Por exemplo, suponhamos que apenas 100 pessoas conheçam o candidato deputado Pastor Everaldo, do Partido Social Cristão (PSC). Dentre esses 100 eleitores, muitos deles familiares e frequentadores dos cultos do pastor, noventa afirmam que votarão nele. Aí vem a tucana "Folha de São Paulo" e seu "Datafolha" com a manchete: "Pesquisas apontam que Everaldo tem 90% da preferência do eleitor e Dilma 26%!"  Outros órgãos da grande mídia repercutem com alegria a boa nova.

Pois foi isso que aconteceu esta semana. O "Datafolha" concluiu que os três principais candidatos estão empatados... Como sabemos que os donos da "Folha" e dos outros veículos da grande mídia não são burros, nem cômicos, resta a verdade de que fizeram a inusitada pesquisa (meio acabrunhados segundo depreende-se das palavras do diretor do "Datafolha") somente com o fim maquiavélico de produzir aquelas manchetes e, com elas, capturarem para a direita mais uma parcela do eleitorado. 

Vejamos a seguinte matéria sobre a inovadora pesquisa]:

"O 'Instituto Datafolha' divulga pesquisa com resultados apenas daqueles 'que conhecem bem' os presidenciáveis Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos. Nesse caso, Campos aparece em primeiro, com 28%, seguido por Dilma, com 26%, e Aécio, com 24%, o que configura empate técnico entre os três em razão da margem de erro. A simulação cria a percepção de que bastará aos oposicionistas ser "mais conhecidos" para inverter os resultados; mas o próprio sociólogo Mauro Paulino, diretor do "Datafolha", faz ressalvas: "Nada indica que o eleitor típico de Dilma, ao conhecer Aécio e Campos, deixará de votar nela"

Do "Brasil 247"


O "Instituto Datafolha" divulgou na segunda-feira uma pesquisa parcial que injetará ânimo na oposição – especialmente no candidato do PSB [o neo-neoliberal traíra Eduardo Campos]. Trata-se de uma simulação sobre a sucessão presidencial levando em conta apenas o eleitor que "conhece bem" os presidenciáveis.

Nesse cenário, quem se destaca é Eduardo Campos, com 28%, seguido da presidente Dilma Rousseff, com 26%, e de Aécio Neves, com 24%. A situação, segundo o "Datafolha", configura um empate técnico, em razão da margem de erro.

Com esse levantamento, as equipes oposicionistas venderão a ideia de que bastará que seus candidatos sejam mais conhecidos do grande público para que superem a presidente Dilma – no último Datafolha, ela teve 38%, contra 16% de Aécio e 10% de Campos.

No entanto, o próprio sociólogo Mauro Paulino, diretor do "Datafolha", adverte que a questão é mais complexa. "Os eleitores que conhecem os três candidatos são os que mais acessam o noticiário, ou seja, são os mais escolarizados, de renda mais alta etc. Nada indica que o eleitor típico, ao conhecer Aécio e Campos, deixará de votar nela", diz ele.

A "Folha" também testou esse mesmo critério com o ex-presidente Lula, Aécio e Campos. Nesse caso, Lula teria 32%, contra 23% do tucano e do socialista, que apareceriam empatados."

FONTE: do jornal on line "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/137352/Crit%C3%A9rio-da-Folha-cria-empate-na-sucess%C3%A3o.htm). [Trechos entre colchetes e em azul adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: