sábado, 26 de abril de 2014

INAUGURADO NOVO PORTO DE EXPORTAÇÃO PELO NORTE DO BRASIL



Complexo portuário no Pará estabelece nova rota de exportação de grãos pelo Norte

"A presidenta Dilma Rousseff participou, na sexta-feira (25), em Barcarena (PA), da inauguração do complexo portuário Miritituba-Barcarena, da "Bunge", que é composto da "Estação de Transbordo", em Miritituba, e do "Terminal Portuário Fronteira Norte" (Terfron), em Barcarena. A nova rota de exportação tem capacidade de escoamento de carga de até 2,5 milhões de toneladas de grãos por ano.

Pedro Parente, presidente e CEO da "Bunge Brasil", avalia a inauguração do complexo portuário como sendo novo paradigma no escoamento da produção de grãos brasileira. Segundo ele, esse investimento permitirá transformar e alavancar o desenvolvimento no norte do país.

É nova alternativa, é novo paradigma para os produtores brasileiros. Nós, ao invés de escoar a produção de Mato Grosso pelo Sudeste do país, vamos escoar pelo Norte, muito mais próximo dos portos de destino, como Europa e China. Isso realmente é marco importantíssimo, é nova alternativa, é extremamente relevante para o produtor brasileiro, para o país, mais divisas, mais exportação e, para a nossa empresa também, para a "Bunge", que está sendo pioneira nesse movimento”, declarou.


De acordo com o gerente de operações portuárias do "Terfron", João Felipe Folquening, o complexo também contribui para a sustentabilidade, ao privilegiar o modal hidroviário.

Esse terminal tem capacidade estática de 150 mil toneladas e capacidade de expedição para navios de 1.500 toneladas/hora. Também temos o recebimento hidroviário com capacidade de 1.500 toneladas/hora. A grande novidade desse projeto é desafogar a logística rodoviária que hoje sai do Mato Grosso até o Sul/Sudeste do país, via rodovia e caminhões, e trazer esses caminhões subindo até Itaituba pela BR-163 e fazendo o transbordo da soja e do milho para as barcaças, descendo o Rio Tapajós até Barcarena. Então, o transporte hidroviário é transporte muito mais sustentável e eficiente no transporte de grãos”, afirmou.

Pela nova rota criada, os grãos das maiores regiões produtoras seguirão por caminhão pela BR-163 até a estação de transbordo de Miritituba, no oeste do Pará, percorrendo distância de 1.100 quilômetros. No terminal, a carga será colocada em barcaças que irão navegar o rio Tapajós , passarão pelo estreito de Breves e chegarão ao "Terfron", em Vila do Conde, Barcarena. Um percurso de 1.000 quilômetros realizado em aproximadamente três dias. No "Terfron", a carga será armazenada para posterior embarque em navios graneleiros rumo ao exterior."

FONTE: Blog do Planalto"  (http://blog.planalto.gov.br/inauguracao-de-complexo-portuario-no-para-estabelece-nova-rota-de-exportacao-de-graos-pelo-norte-do-brasil/).

COMPLEMENTAÇÃO

NOVA GRANDE PONTE SOBRE O RIO XINGU
Em entrevista para rádios do Pará, Dilma anuncia ponte sobre o rio Xingu

"A presidenta Dilma Rousseff anunciou, na sexta-feira (25), durante conversa com rádios do Pará, a construção de uma ponte sobre o rio Xingu, ligando as cidades de Amapu e Altamira pela BR-230. Segundo Dilma, a medida vai melhorar o escoamento da produção, substituindo o uso das balsas. A presidenta ainda destacou os investimentos do governo federal em mobilidade urbana em Belém, que ultrapassam R$ 1 bilhão.

Quando se fala em infraestrutura no Pará, não se pode deixar de falar de uma ponte no rio Xingu ligando Altamira (…), com ligação na BR-230. A Transamazônica será ligada depois de Amapu no sentido Altamira. Será ponte estaiada com 700m de comprimento; vai viabilizar que se escoe melhor toda a produção. Porque hoje é assim: do lado da estrada você para, passa por barco e chega ao outro lado. Com a ponte, não vai ter interrupção, vai escoar tranquilamente”, disse.

MOBILIDADE URBANA EM BELÉM

Sobre o apoio do governo federal à mobilidade urbana na capital paraense, a presidenta lembrou que foram destinados R$ 913,5 milhões, com custo total das obras de R$ 1 bilhão.

“Além do BRT, temos também o prolongamento da João Paulo II, ligando Belém a Ananindeua. Ainda temos o BRT na Avenida Centenária e a construção e modernização de terminais fluviais. Porque aqui, a logística que usa o rio como estrada é importante. São seis novos terminais em Coaracy, e vamos reconstruir quatro, um no mercado Ver-o-Peso, que acho fundamental; acho o mercado um símbolo da cidade de Belém. A credito que isso vai tornar o sistema público de transporte de Belém mais completo, e as obras do Estado serão feitas de forma eficiente e rápida”, afirmou."

FONTE da complementação: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/em-entrevista-para-radios-do-para-dilma-anuncia-ponte-sobre-o-rio-xingu/).

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