sexta-feira, 28 de março de 2014

SE PENSAR PEQUENO, GOVERNO É ENGOLIDO PELA DIREITA




Se pensar pequeno, o governo escorrega na goela conservadora



"O 'day after' da 'Standard & Poor's' foi um fiasco. O jornalismo isento se vestiu de gala com manchetes garrafais à espera da 3ª feira sombria que não veio.

Por Saul Leblon 


Para quem acha que capitalismo é apenas um sistema econômico, não uma relação de poder, o Brasil se oferece como um incentivo à revisão de conceitos.

Tome-se a luta de chifres entre os resultados da economia e a guerra santa das expectativas.

Estamos a sete meses das eleições presidenciais

A manada de bisão acantonada nas redações afia os cascos no chão e recobre o horizonte brasileiro de espessa poeira cinza asfixiante.

É imperioso ligar o aspirador de pó à passagem do tropel noticioso. A mesa do café da manhã fica imprestável, dividida com a edição do dia.

A culpa pelas más notícias nunca é do carteiro.

OK.

Exceto se ele exorbita e troca a entrega da correspondência pela ordem de despejo que lhe confere o mando do imóvel, às expensas dos ocupantes legítimos.

O pisoteio dos cascos isentos faz mais ou menos isso ao reduzir a partículas ínfimas qualquer saliência que desafie a pauta do Brasil aos cacos.

Não entrega a correspondência. Ou o faz rasurando seu conteúdo –frequentemente alterando-o.

Nenhum vestígio positivo do passado e do presente, mas, sobretudo, os brotos do futuro, sobrevivem à passagem diária do tropel.

Repita-se: isso, há sete meses do pleito que pode dar um quarto mandato à coalizão centrista comandada pelo PT.

Há quem ache merecido.

Até sorri ao ouvir o barulho do Brasil esmigalhando diariamente sob as patas do tropel.

As alianças ‘escolhidas’ pelo PT, afinal, sem falar no próprio, submeteram a sociedade a uma camisa de força conservadora, justificam os sorridentes.

Contra tudo isso que está aí’, vale tudo.

Até a parceria com autênticos "partisans" do novo amanhecer.

Combatentes da cepa de um Jarbas Vasconcelos, por exemplo; ou da estirpe de Agripino, "le rouge", companheiros de caminho dos que levam ao Procurador Geral, Rodrigo Janot, um pedido de investigação contra a Presidenta Dilma Rousseff pelo caso Pasadena.

A manada ganhou esta semana outro reforço de notórios compromissos com o país.

A agência Standart & Poor’s , de "impoluta credibilidade" (leia também ‘A Standard & Poor's endossa a mídia, que retribui’) , mostrou a que veio ao rebaixar a nota do país para deixá-lo a um degrau acima dos Estados falidos.

E não ficou nisso: ‘Os sinais enviados pelo governo ainda não são claros’, advertiu a agência em tom imperial. ‘Houve uma piora consistente nos indicadores’, reforçou a senhora Lisa Schineller , analista da ‘S&P’, em teleconferência à mídia embevecida.

A senhora Schineller é treinada para tocar a sensibilidade aguçada desse tipo de plateia que tem vínculos de orelhada e holerite com o 'cuore' neoliberal .

Ela foi direto ao centro do alvo que é para ninguém ter dúvida do que é o principal na vida de uma nação: ‘(a punição) é um reflexo da política fiscal (a economia para pagar os juros dos rentistas) ,’cuja credibilidade se enfraqueceu de forma sis-te-máti-ca’, escandiu a executiva.

Orgasmos intelectuais na plateia.

Nesse bacanal da isenção com a equidistância, a ninguém ocorreu lhe perguntar se a mesma corrosão da credibilidade teria atingido a agência de risco pelo desempenho pregresso.

Em agosto de 2008, a ‘S&P’ atribuiu ao banco "Lehman Brothers" um esférico "triple A": a nota máxima do ‘rating’ de credibilidade , da qual ela afastou o Brasil um pouco mais agora.

Desconfia-se que já como parte da desesperada tentativa de continuar empurrando títulos do "Lehman" na goela dos incautos, como forma de mitigar as perdas dos grandes acionistas, diante da quebra inevitável.

Trinta dias depois de receber a faixa de máxima higidez, o banco implodia acionando a espoleta da maior crise do capitalismo desde 1929.

Há um outro "recuerdo" ilustrativo do que move a engrenagem por trás da fala assertiva da senhora Schineller.

A ‘S&P’ foi responsável por rebaixar a nota do Brasil em julho de 2002.

As pesquisas do "Datafolha" então mostravam o candidato Lula na liderança das intenções de voto, com 38% da preferências dos eleitores, seguido de Ciro Gomes.

Só depois, vinha o delfim da eterna derrota conservadora: José Serra.

O "risco da argentinização sob um governo petista" era o mote do jogral conservador, ao qual a S&P adicionou seu grave de tenor.

Como corolário da impoluta trajetória ética e técnica, recorde-se que o governo norte-americano encontrou um erro de cálculo de ‘apenas’ US$ 2 trilhões nas contas que orientaram a mesma "Standard & Poor’s" a rebaixar o rating do país em 2012.

Uma desastrada tentativa de se reabilitar após o vexaminoso endosso a práticas e instituições que explodiram a ordem financeira mundial.

Essa é a folha corrida.

Cuja detentora era aguardada com ansiedade pela manada e seus candidatos amigáveis à sucessão.

A bala de prata não negou fogo, como se viu.

Mas o tiro saiu pela culatra.

O "day after" da apoteose foi talvez o maior fiasco já enfrentado pelo jornalismo isento que se vestiu de gala com manchetes garrafais à espera de uma 3ª feira negra que não veio.

O dia de fúria aconteceu ao contrário

O dólar caiu ao menor nível em quatro meses; o capital estrangeiro continuou a desembarcar no país --uma parte, ressalve-se, apenas para desfrutar dos juros altos-- mas US$ 9,2 bilhões em investimento efetivos aportaram no 1º bimestre.

A Bolsa atingiu a maior pontuação desde setembro de 2013.

As ações da Petrobras se mantiveram em espiral ascendente, com alta de mais 0,90% na 3ª feira.

Para finalizar, o Tesouro anunciou uma arrecadação recorde em fevereiro –em frontal desacordo com o veredito da ‘inconsistência fiscal’ alegada pela ‘S&P’ para cortar o ‘rating’ do país.

O que aconteceu no "day after", na verdade, só reafirmou aquilo que os indicadores têm mostrado neste início de ano, à revelia das manchetes alarmistas.

O Brasil tem problemas (leia ‘Quem vai mover as turbinas do Brasil?’).

Mas está longe de ser a terra arrasada produzida pelos cascos que esmagam e amesquinham tudo o que se opõe à pauta do Brasil que vai descambar, se não for hoje, de amanhã não passa.

Nesta 2ª feira, por exemplo, o insuspeito jornal Valor reuniu 18 indicadores atualizados para medir a temperatura da economia neste início de ano.

Treze dos dezoito apontavam um desempenho positivo.

São eles: renda, emprego, atividade industrial, vendas do varejo, vendas de serviços, venda de aços planos, crédito, inadimplência, nível de atividade do BC, vendas de automóveis, fluxo de veículos pedagiados e vendas de papel para embalagem.

Dos cinco indicadores negativos, apenas um se referia a atividade produtiva de fato: vendas de automóveis (influenciada pela antecipação da demanda ao final de 2013 por conta do IPI)

Os demais dizem respeito à formação das expectativas, diretamente contaminadas pela guerra eleitoral manipulada das redações –intenção de consumo, confiança da indústria, confiança do consumidor, indicador antecedente da FGV.

Em resumo, os mercados, ao contrário do jornalismo colegial, sabem que as candidaturas conservadoras não emplacam.

Enquanto cuidam de faturar, usam as redações "isentas", a exemplo dos serviços pagos da ‘Standard & Poor’s, para chantagear o final do governo Dilma.

Tirar uma lasca –mais uma alta da Selic, por exemplo.

Mas, sobretudo, engessá-la no palanque de outubro. E assim desossar sua eventual reeleição, circunscrevendo-a num círculo de ferro de mesmice e mediocridade.

Nenhuma surpresa. Estamos diante do capitalismo que, antes de ser economia, é uma relação de forças.

A transição de ciclo de desenvolvimento vivida pelo Brasil adiciona desafios e dificuldades a esse embate histórico.

Mas não é a determinação dos dias que correm.

A determinação é o mutirão da plutocracia local e a de além-mar para engessar o governo e impedir que ele seja de fato o portador do desejo mudancista do eleitorado, majoritariamente associado à condução do processo pela própria Presidenta-candidata.

Trata-se de tanger Dilma e o PT a pensarem pequeno.

Pensarem um futuro governo menor que o país.

Menor que as suas possibilidades e urgências.

Menor que o pré-sal.

Menor que a ponte necessária para transformar a prostração democrática cevada pelo neoliberalismo em uma repactuação consistente do futuro com a sociedade, feita de prazos e metas críveis para a construção da cidadania plena.

Se pensar pequeno, o governo que finda e o seu novo mandato correm o risco de ficar do tamanho da goela conservadora.

Que não terá dúvida em mastiga-los até a última lasca."

FONTE: escrito por Saul Leblon em editorial do site "Carta Maior"  (http://www.cartamaior.com.br/?/Editorial/Se-pensar-pequeno-o-governo-escorrega-na-goela-conservadora/30568).

Nenhum comentário: