segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 DO TERRORISMO MIDIÁTICO


Por Assis Ribeiro

“O ano [de 2013] começou com o terrorismo midiático informando que o Brasil corria 'sérios riscos de apagão elétrico' e que 'o racionamento de energia seria inevitável'.

Em janeiro, a revista "Isto É" estampou em letras garrafais a manchete:

"Possibilidade de racionamento afeta confiança de empresários, dizem economistas"

Risco de apagão pode reduzir expansão do PIB em 2013” – (Isto É




Ao contrário do apagão, o que se viu foi a inauguração de várias hidrelétricas que já estavam em construção, tantas outras que serão entregues nos próximos anos e a expansão de outras matrizes aumentando a nossa capacidade de fornecimento energético, além do governo ter feito despencar o preço da energia.

Em abril, a “crise do tomate” que levou uma conhecida apresentadora da “Rede Globo” a usar um colar de tomates para pressionar o Banco Central a elevar os juros. Na próxima, talvez a obriguem de colocar uma melancia no seu traseiro.




Durante todo o ano, o governo foi bombardeado com matérias pseudojornalísticas que exploraram de maneira sórdida:

1) INEFICIÊNCIA DO MODELO DE CONCESSÕES E FALTA DE PLANEJAMENTO.

O que se viu foram as concessões vitoriosas dos portos, aeroportos, rodovias e no pré-sal.

2) INFLAÇÃO DESCONTROLADA.

Desde o primeiro semestre, o comentarista do blog “foo” veio apresentando, mês a mês, quadros comparativos de inflação com anos anteriores demonstrando que a inflação estava completamente dentro das margens e equivalentes aos meses correlatos de vários anos anteriores a 2013. Resultado, estamos fechando o ano com a inflação dentro das expectativas do governo e, provavelmente, ainda menor do que o ano anterior.

3) RISCO DE ALTA NO DESEMPREGO.

Terminamos o ano com índices recordes de emprego.

4) MOVIMENTOS DE RUA DE JUNHO.

A grande mídia tentou colocar as manifestações como se fossem contra o governo Dilma e aproveitaram para tentar alavancar as candidaturas de Aécio (no desespero, Serra) e Eduardo Campos (no desespero, Marina). Resultado, todas as pesquisas posteriores demonstraram que Dilma ganha no primeiro turno.

5) MAIS MÉDICOS.

A cobertura jornalística priorizou entrevistas com médicos e dirigentes dos CRM que atacaram em defesa do corporativismo da classe, e omitiu o sucesso desse tipo de plano de atendimento em países que o implementaram, levando saúde às populações esquecidas e abandonadas. Resultado, o plano tem alcançado sucesso estrondoso.

6) QUE O PAÍS ESTAVA PARADO.

Mesmo com os inúmeros canteiros de obras Brasil adentro, construção de imóveis residenciais, estradas, portos, estaleiros, plataformas de petróleo, o país voltando a fabricar navios, o comércio vendendo como nunca, criação de novos postos de trabalho etc.

7) AS CONDENAÇÕES NA AP 470.

Tentaram, mais uma vez, colocar a pecha de que “nunca se viu tanta corrupção no país”, como se fosse uma exclusividade do PT, chegando, a grande mídia, inclusive, a lançar o nome de Barbosa como candidato à presidência da república.

8) QUE A COPA SERÁ UM FRACASSO.

O sucesso recente da copa das confederações não foi suficiente para pautar análises mais equilibradas sobre a copa 2014.

9) A DESINDUSTRIALIZAÇÃO.

Esse foi mais um tópico recorrente. No entanto, a nossa mídia tradicional foi incapaz de falar nos vários incentivos do governo, como as concessões vitoriosas em todos os setores da infraestrutura, a diminuição de impostos para a cadeia produtiva, a diminuição do preço da energia, disponibilização de dinheiro via BNDES etc. Omitiu que o governo do PT reativou a nossa indústria naval para a fabricação de estaleiro e navios. A maré do contra é tão grande que, até na recente aquisição dos jatos Gripen para a Aeronáutica que priorizou a transferência de tecnologia e a fabricação deles em território nacional, foi alvo de criticas.

O que mais se viu nas matérias “jornalísticas” foram frases como; “o gigante acordou”, “o país está parado”, “a inflação voltou” etc.

Um jornalismo tendencioso e desinformativo que induz a população ao medo e à baixa qualidade de conhecimento.”

FONTE: escrito por Assis Ribeiro no “Jornal GGN”  (http://www.jornalggn.com.br/noticia/retrospectiva-2013-do-terrorismo-midiatico). [Imagens do google adicionadas por este blog 'democracia&política']. 

Nenhum comentário: