quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DEPOIS DAS PRISÕES, O ALVO DA DIREITA AGORA É LULA


Do jornal online “Brasil 247”

(...) "A AP 470 encerrou no final de semana com as "prisões midiáticas" dos principais personagens do julgamento, os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino. No entanto, o desfecho parece não ter satisfeito o ministro Marco Aurélio Mello [nem a mídia, nem a direita (PSDB/DEM/PPS) que tudo faz para voltar ao poder], que agora elege o ex-presidente Lula como o próximo alvo.

Em entrevista ao blog [do tucanoJosias de Souza [do jornal tucano "Folha"], 0
 Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal disse "acreditar que" [essa suposição é o pretexto para aplicação da nova teoria do "domínio do fato" para condenações] Lula sabia da existência do chamado mensalão, esquema [até agora não comprovado] de compra de apoio parlamentar montado em sua gestão. “Eu não posso imaginar que alguém atilado como é o ex-presidente Lula, safo como eu disse, não tivesse conhecimento do que estava ocorrendo na República. Será que durante os oito anos [de mandato] ele delegou tanto a chefia do governo?”, disse.

Desafeto de Joaquim Barbosa, Marco Aurélio condenou a maneira como o presidente do STF implementou os primeiros pedidos de prisão do mensalão. “Não havia motivo para o açodamento”, declarou. “Eu teria aguardado a segunda-feira, sem dúvida alguma”. Questionou ainda a transferência dos presos de São Paulo e Belo Horizonte para Brasília. “Para quê? Para depois eles retornarem à origem?

No entanto, defende a condução do processo pela Corte. Ao comentar nota do PT que critica o julgamento do mensalão e as afirmações dos petistas José Dirceu e José Genoíno de que são “presos políticos”, Marco Aurélio afirmou: “É o direito de espernear. Condenados nunca ficam satisfeitos com condenação.” [ainda mais se ela for descabida...]. Segundo ele, o STF chegou às condenações guiando-se exclusivamente pelas "provas" [supostas]. “Não houve ficção jurídica.” Lembrou que a maioria dos ministros do Supremo “foi nomeada pelo governo do PT”. E ironizou: “Há alguma coisa que não fecha nesse sistema.”

O ministro teme que o STF altere condenações pelo crime de formação de quadrilha ao julgar recursos impetrados por réus como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Deve-se o temor à alteração da composição do tribunal a partir da aposentadoria dos ministros [mais partidários da direita demotucana] Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto, substituídos por Teori Zavascki e Luíz Roberto Barroso.”

FONTE: do jornal online “Brasil 247”
(http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/121205/Depois-das-pris%C3%B5es-o-alvo-agora-%C3%A9-Lula.htm). [Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: