domingo, 6 de outubro de 2013

A BORBOLETA VIROU LAGARTA?





Do site "Carta Maior"

"O tabuleiro mexeu: Campos e Marina estarão juntos em 2014. Nasce a 'quarta via', o socialismo 'econeoliberal'."Para destruir o chavismo do PT", diz a suave senadora que deixou o PT em 2009, 'por coerência com a agenda do desenvolvimento sustentável'.


 Marina decidiu ser vice de Campos. E comunicou a seus pares em caráter irrevogável: "A minha briga, neste momento, não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no Brasil"- disse, segundo o "Globo". 

Eduardo Campos ganha, assim, um discurso palatável à classe média, ele que antes só falava à FIESP e à Febraban. 

Marina perde a "Rede", mas sobretudo, a aura de "maria imaculada" e ganha a companhia dos Bornhausen, os afáveis banqueiros de Santa Catarina, que terão o comando do PSB no Estado e voz ativa na esfera nacional. Os Demos também querem destruir 'o chavismo do PT' e têm precedência na fila. É natural que ocupem espaços. Parece não incomodá-la. Tudo pela causa. A sua passa a ser a mesma de Campos, Aécio, Serra, Freire e a da plutocracia em busca de uma 'terceira via' para capturar o Estado novamente. Todos contra Dilma. Funciona? 

Dúvidas: quanto vai durar o casamento entre o personalismo, anêmico de votos, de Campos e a pureza armada de Marina? Como evitar que a identidade de propósitos da frente antipetista apenas pulverize os votos dos já convertidos? Marina Silva prometeu no sábado 'sepultar de vez a velha República'. São palavras fortes. Mas o que cogitaria colocar em seu lugar um Heráclito Fortes, por exemplo, outro demo recém-convertido ao socialismo complacente do PSB? 
 
Como diz Zizek, passada a fase alegre dos consensos, será preciso ir além, sem se transformar em um desastre."

FONTE: cabeçalho do site "Carta Maior" ontem, sábado 
(http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [Imagem do google adicionada por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: