quinta-feira, 20 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES PEDEM QUE OS MAIS RICOS BANQUEM MAIS OS IMPOSTOS. “GLOBO” DETURPA


Do blog “Os amigos do Presidente Lula”

“Nas atuais manifestações de rua, a causa objetiva para onde todos os manifestantes convergem é a redução da passagem de ônibus. Depois, vem o próprio direito de manifestar pacificamente sem repressão policial.

Há causas genéricas que todos concordam. Pelo menos na teoria, todo mundo é favor de mais saúde, educação, melhor e mais barato transporte, melhor segurança pública, menos corrupção e sonegação, e menos privilégios indevidos. Apesar de haver gente que faz esse discurso, mas acaba agindo ao contrário na prática, como quando votaram [DEM e PSDB] contra a CPMF, retirando bilhões que hoje estariam indo para o SUS.

E há outras causas difusas e partidarizadas, onde em cada cabeça há uma sentença, e não tem a ver com a maioria.

Na pauta objetiva da redução do preço da passagem, o “Movimento Passe Livre” (MPL), no final das contas, luta pelo transporte público ser custeado pelos mais ricos pagando mais impostos, e por mais controle social sobre as empresas de ônibus.

Além dos vinte centavos, a agenda política originária das manifestações pede uma reforma tributária com mais progressividade dos impostos, onde os mais ricos e de alta renda, com mais capacidade contributiva, paguem mais para subsidiar o transporte público. No entanto, esse debate é interditado no noticiário da velha mídia, defensora do neoliberalismo, que prega o Estado mínimo, com serviços públicos regulados pelo mercado, pelos donos das empresas de ônibus, e com os ricos ficando livre de impostos.

Aliás, a velha mídia, estranhamente, só apoiou o aumento de impostos nos governos tucanos. Talvez porque, de uma forma ou de outra, seus donos recebiam mais dinheiro dos cofres públicos do que pagavam.

A velha mídia, que no começo chamou os manifestantes de vândalos e filhinhos de papai (não é Jabor?), mudou a postura e agora quer capturar o movimento, induzindo a adesão de um público reacionário e golpista, que não tem nada a ver com o MPL, para conduzir o rumo a seus interesses políticos, que é retroceder o país aos governos neoliberais demotucanos dóceis a seus interesses privados. É isso que todos nós, progressistas, não podemos permitir.

Em tempo: A TV Globo foi vaiada e expulsa das últimas manifestações. Suas equipes estão indo descaracterizadas, para não identificar que se trata da emissora.”


FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/06/manifestacoes-pedem-que-os-mais-ricos.html) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: