segunda-feira, 24 de junho de 2013

CONTRIBUIÇÃO DA PETROBRAS PARA A INFRAESTRUTURA DO BRASIL

A presidente da Petrobras, Graça Foster

Do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras

“Nossa presidente, Graça Foster, participou na sexta-feira (21/06), em São Paulo, do Seminário “Investimento em Infraestrutura: Base do Desenvolvimento”, promovido pela “Revista Brasileiros”. Em sua palestra, ela destacou como nossos investimentos contribuem para o crescimento e a consolidação da infraestrutura do país.

O “Plano de Negócios e Gestão 2013-2017” prevê investimentos de US$ 236,7 bilhões, 95% destinados ao Brasil. Até 2020, a produção de petróleo passará dos atuais 2 milhões de barris por dia para 4,2 milhões, beneficiando-se da recuperação da indústria naval, responsável pela construção de sondas e barcos de apoio.

Para alcançar essa produção de petróleo e cumprir os níveis de conteúdo local, nós tivemos o privilégio de fazer renascer a indústria naval offshore no Brasil”, afirmou Graça. “Temos hoje uma série de estaleiros que voltaram à atividade comercial depois de anos e anos parados, e tivemos que atuar muito forte para isso acontecer.”

Entre os estaleiros em atividade, a presidente citou o “Atlântico Sul” (EAS), em Pernambuco, e os estaleiros “Quip – Honório Bicalho”, Rio Grande (ERG) e “ERG 2”, no Rio Grande do Sul. Em construção, citou os estaleiros “Jurong Aracruz”, no Espírito Santo, e o “Enseada de Paraguaçu”, na Bahia. “Todos eles têm uma carteira de encomenda que lhes dá garantia para continuar suas atividades até 2015, 2017 e 2020”, disse. “É um grande centro de geração de conhecimento e de criação de empregos”.

Além de impactar a indústria naval, o aumento da nossa produção de petróleo exige grandes investimentos em infraestrutura logística. Para atender a essas necessidades, criamos o “Programa Infralog” – “Programa de Otimização de Infraestrutura Logística”. “Serão US$ 6 bilhões, até 2020, para ampliar a capacidade portuária, aeroportuária e dos terminais de petróleo”, explicou Graça.

Em relação às obras que conduzimos, como nos casos das construções da Refinaria do Nordeste (RNEST), do COMPERJ e da “Unidade de Fertilizantes de Três Lagoas”, a presidente detalha que os investimentos não se restringem à estrutura das unidades. “Quando se constrói uma refinaria no Brasil, não é só a refinaria, mas toda a infraestrutura do entorno, como a construção de píeres, estradas de acesso, linhas de transmissão.”

Sobre os investimentos futuros, a presidente abordou as três rodadas de licitações da “Agência Nacional de Petróleo” de 2013. Na 11ª Rodada de Licitações, realizada em maio, arrematamos 34 dos 289 blocos e estamos avaliando como atuaremos na 12ª Rodada de Licitações (gás convencional e não convencional) e na 1ª Rodada de Partilha de Produção, que inclui o “campo de Libra”, previstas para o segundo semestre. “Com o que já temos hoje, vamos chegar em 2020 com 4,2 milhões de barris de petróleo por dia. Mas as três rodadas de licitação abrem nova janela para a indústria de petróleo e gás no Brasil, para além de 2020″, ressaltou a presidente.”

Nenhum comentário: