sábado, 25 de maio de 2013

TRANSPETRO RETOMA CONTRATOS DE 12 NAVIOS COM ESTALEIRO EAS (PERNAMBUCO)

Zumbi dos Palmares

Do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras

“Nossa subsidiária Transpetro assinou, na última quarta-feira (22/05), os aditivos para a retomada dos Contratos de Compra e Venda de 12 navios encomendados ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que estavam suspensos desde maio de 2012. O estaleiro cumpriu todas as nossas exigências para prosseguir na construção das embarcações, que integram o “Programa de Modernização e Expansão da Frota” (PROMEF).

A retomada dos contratos aconteceu dois dias após a cerimônia que marcou a primeira viagem, em Suape, Pernambuco, do navio “Zumbi dos Palmares, entregue pelo EAS à Transpetro.

O estaleiro pernambucano terá assistência técnica da japonesa “IHI Marine United”, que se comprometeu a fornecer os projetos dos 12 navios que estavam com contratos suspensos, de acordo com as especificações estabelecidas nos Contratos de Compra e Venda. Os projetos da primeira série de 10 “suezmax” [Suezmax é um tipo de navio petroleiro com dimensões que permitem sua passagem pelo Canal de Suez] foram fornecidos pela coreana “Samsung”, que deixou de ser parceira tecnológica do estaleiro. Esse fato levou a Transpetro a suspender as 12 encomendas, em maio de 2012, até que o EAS apresentasse um novo parceiro de padrão internacional.

Concebido pela Transpetro, com o objetivo de revitalizar a indústria naval brasileira, o PROMEF prevê a construção de 49 navios em estaleiros brasileiros. Desse total, cinco embarcações já entraram em operação num prazo de 18 meses: os suezmax “João Cândido” e “Zumbi dos Palmares”, construídos pelo EAS, e os navios de produtos “Celso Furtado”, “Sérgio Buarque de Holanda” e “Rômulo Almeida”, encomendados ao “Estaleiro Mauá”, em Niterói (RJ). O terceiro dos 22 navios que serão entregues pelo EAS, o “Dragão do Mar”, ficará pronto até o fim deste ano.

A indústria naval brasileira está ganhando tração, superando a curva de aprendizado de forma acelerada. Em menos de 18 meses, o “Zumbi dos Palmares” já é o quinto navio entregue. O PROMEF está no rumo certo, dando contribuição fundamental para o processo de consolidação da indústria naval brasileira, setor estratégico para o país e com grande capacidade de gerar empregos e desenvolvimento econômico. O Brasil tem, hoje, a terceira maior carteira de encomendas do mundo, e, portanto, já possui escala suficiente para elevar gradualmente seu grau de produtividade e ser internacionalmente competitivo”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado.”


FONTE: do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/05/23/transpetro-retoma-contratos-de-12-navios-com-eas/). [Imagem e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: