domingo, 26 de maio de 2013

O ALVO ERRADO DO TUCANO “MILLENIUM”

(Em azul os impostos estaduais; em verde, os federais)

Por Fernando Brito

“[Semana passada], começou outra rodada de protestos contra os impostos na gasolina, com a ação de um posto de combustíveis de Belo Horizonte, que vendeu o produto por R$ 1,835, contra o preço normal de R$ 2,799.

O posto é o único que participa, faz tempo, do movimento organizado desde 2003 (curioso, não é? Não tinha imposto com FHC?) pelo “Instituto Millenium”, sustentado por grandes empresas – inclusive de mídia – e notória vinculação à cartilha neoliberal pela qual reza o tucanato.

Acontece que a turma do “Millenium” deveria pensar que essas ações podem ser um tiro no pé do seu pré-candidato Aécio Neves, que fixou as alíquotas de imposto sobre combustíveis em Minas Gerais. Lá, o ICMS sobre combustíveis é até maior (27%) que o cobrado na maioria dos Estados, que taxam a gasolina em 25%.

Os impostos federais representam apenas 10%, menos da metade dos estaduais. E só na gasolina, porque a União zerou a alíquota tributária no etanol.

O gráfico aí de cima foi retirado do excelente blog “Infopetro”, do “Grupo de Economia da Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro” (UFRJ). Dispensa explicações.

Portanto, é bom o pessoal do “Millenium” ir bater na porta do governador Antonio Anastasia ou de seu “elegedor” Aécio Neves.”


FONTE: escrito por Fernando Brito no seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com.br/index.php/o-alvo-errado-do-millenium/).

Nenhum comentário: