quinta-feira, 30 de maio de 2013

ECONOMIA BRASILEIRA CRESCE 0,6% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013

Setor de agropecuária foi o que mais cresceu: 9,7% (17% em relação ao 1º T 2013)

“O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre de 2012. Em valores correntes, o PIB [do trimestre] alcançou a marca de R$ 1,11 trilhão.

O crescimento é o mesmo observado no quarto trimestre de 2012. Pelo lado da produção, o crescimento do PIB foi sustentado pelo setor de agropecuária, que registrou expansão de 9,7% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Os serviços tiveram aumento de 0,5%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que houve melhora na qualidade do crescimento da economia no primeiro trimestre deste ano. De acordo com Mantega, a melhora ocorreu porque o crescimento foi “puxado, sobretudo, pelos investimentos”. O ministro acrescentou que os estímulos do governo à economia, em 2012 e 2011, ainda estão surtindo efeitos.

INDÚSTRIA

Já a indústria teve queda de 0,3% na comparação com o último trimestre do ano passado. A indústria também teve queda de 1,4%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Segundo a gerente de “Contas Nacionais” do “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística” (IBGE), Rebeca Palis, a indústria vem mostrando quedas e taxas de estabilidade desde o último trimestre de 2011.

Na comparação com o último trimestre de 2012, a indústria extrativa mineral teve o pior desempenho, com queda de 2,1%. O resultado foi influenciado, principalmente, pela menor produção de petróleo, provocada por paradas de produção em plataformas de petróleo.

A mineração também teve resultado negativo. A construção civil caiu 0,1%. Por outro lado, a indústria da transformação cresceu 0,3%. A extrativa mineral também teve o pior resultado na comparação com o primeiro trimestre de 2012 (-6,6%). A construção civil teve queda de 1,3% e a indústria da transformação, de 0,7%. Apenas o setor de produção e distribuição de eletricidade, gás e água teve desempenho positivo, com alta de 2,6%.

FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO

Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, de 4,6%. O consumo das famílias cresceu apenas 0,1%, enquanto o consumo do governo manteve-se estável. As exportações tiveram queda de 6,4%, enquanto que as importações subiram 6,3% no período.

Os dados foram divulgados na quarta (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o PIB brasileiro teve crescimento de 1,9%. No acumulado dos 12 meses, a economia apresentou crescimento de 1,2%.

OUTROS PAÍSES

No primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, o crescimento brasileiro de 0,6% foi o mesmo registrado pela economia norte-americana. Segundo o IBGE, a economia do Brasil cresceu menos que a japonesa e a coreana (ambas com alta de 0,9%).

O Brasil cresceu mais que países como México (0,5%), Reino Unido (0,3%) e Alemanha (0,1%). Outros países tiveram queda no primeiro trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior: Portugal (-0,3%), Itália (-0,5%) e Espanha (-0,5%). A economia da União Europeia caiu 0,1%.

Na comparação com o BRICS, o crescimento de 1,9% do Brasil no primeiro trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado foi o mesmo observado pela África do Sul e superior ao registrado pela Rússia (1,6%). A China teve crescimento econômico de 7,7%. A Índia ainda não divulgou seu PIB.”

FONTE: Agência Brasil. Transcrito no portal “Vermelho”  (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=214840&id_secao=2
). [Imagem do Google acrescentada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: