quinta-feira, 18 de abril de 2013

CUBA JÁ CUMPRIU GRANDE PARTE DOS “OBJETIVOS DO MILÊNIO” DA ONU


“Cuba cumpriu grande parte dos ‘Objetivos do Milênio da ONU’, apesar do imenso custo econômico e social do bloqueio estadunidense, destacou relatório publicado pelo ‘Conselho de Direitos Humanos’ (ONU) em Genebra, na terça-feira (16).
Em 2012, sua taxa de mortalidade infantil foi de 4,6 para cada mil nascidos vivos, a mais baixa da América Latina, e a materna de 21,5 para cada 100 mil, entre as menores no nível internacional, precisa o texto que o país caribenho apresentará no dia 1º de maio no seu “Exame Periódico Universal”.

A ilha caribenha garante o acesso universal e gratuito à saúde pública e seu programa de vacinação tem uma das mais amplas coberturas no mundo, ao permitir a prevenção de 13 doenças.

Apesar das restrições impostas pelo bloqueio norte-americano na aquisição de recursos e tecnologias, o país aprofundou a pesquisa de vacinas para o vírus da cólera, a dengue e o HIV e prioriza planos de alto impacto, entre eles os de cardiologia, câncer, nefrologia e transplante de órgãos.

Durante os últimos anos, o programa nacional contra a AIDS tem alcançado notáveis ganhos; diminuíram a mortalidade e os diagnósticos tardios, aumentou a sobrevida das pessoas com tratamento e mantém-se praticamente eliminada a transmissão materno-infantil da sífilis e do HIV.

Cuba atingiu, também, os objetivos do milênio de erradicar a pobreza extrema e a fome, promover a igualdade entre os gêneros e o empoderamento da mulher e conseguir o ensino primário universal.

O país caribenho foi o primeiro a assinar e o segundo em ratificar a “Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher”.

O relatório de 2011 da UNESCO/ONU reconhece o alto nível educacional da nação caribenha e a localiza no 14º posto do mundo em seu “Índice de Desenvolvimento da Educação para Todos”.

Apesar dos reconhecidos avanços nessa esfera, o país trabalha para conseguir maior qualidade em todos os níveis de ensino e introduziu mudanças para seguir aperfeiçoando a formação de mestres, bem como o aumento, o rigor e a eficácia na preparação dos estudantes, destaca o texto.

Cuba tem alto desenvolvimento humano e ocupa o 51º lugar entre 187 países, de acordo com o relatório de 2011 [da ONU] sobre o tema.

Adicionalmente, segundo o “Índice de Desenvolvimento Humano Não Econômico” se encontra no 17º posto no nível mundial.”

FONTE: “Prensa Latina”. Transcrito no portal “Vermelho”  (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=211169&id_secao=7
) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: