quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NOVA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA BACIA DE SANTOS


“A Petrobras informou ontem que comprovou a ocorrência de óleo de boa qualidade (31 º API) em águas ultraprofundas, no pré-sal da Bacia de Santos, durante a perfuração do poço 1-SPS-98 (1-BRSA-1063-SPS), informalmente conhecido como Sagitário.

Este é o primeiro poço perfurado no bloco BM-S-50 e está situado a 194 km do litoral de São Paulo, em profundidade d’água de 1.871m.

A concessão onde o poço está sendo perfurado localiza-se a oeste dos principais descobertas de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos (cluster blocks). A importância dessa descoberta decorre do fato de tratar-se de uma área de fronteira exploratória.

O óleo foi encontrado em reservatórios carbonáticos situados logo abaixo do sal, a partir de 6.150 metros de profundidade. O poço ainda está em fase de perfuração e prosseguirá até a profundidade final prevista de 6.950 metros com o objetivo de definir a base dos reservatórios com óleo.

A Petrobras é a operadora do consórcio (60%) em parceria com a BG E&P Brasil (20%) e Repsol Sinopec Brasil (20%).”

2 comentários:

Probus disse...

Oi Maria Tereza, petróleo lembra Pistache...

IMPRESSIONANTE: "A Geopolítica dos Pistaches"

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

"...Os dois MAIORES produtores MUNDIAIS de PISTACHE são os EUA e o IRÃ.
Eles se defrontam comercialmente há MAIS de TRÊS décadas. Agora, ficamos sabendo que ISRAEL tem PREFERÊNCIA pela variedade IRANIANA e até o Primeiro-Ministro Netanyahu dispõe de rubrica orçamentária especial para sorvete de PISTACHE.

Os PISTACHES são, há muito tempo, um dos principais itens de exportação do Irã, depois do petróleo. Por isso, quando o governo CLINTON, em seu último ano no poder, quis dar um passo de reaproximação com o Irã, lá estavam os PISTACHES...

http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2013/02/a-geopolitica-dos-pistaches.html

Unknown disse...

Probus,
Muito interessante esse artigo sobre o pistache. Também gosto dos artigos selecionados pelo redecastorphoto.
Maria Tereza