terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pesquisa: JUDICIÁRIO É POUCO OU NADA CONFIÁVEL

JUDICIÁRIO É POUCO OU NADA CONFIÁVEL, mostra estudo

Do “Consultor Jurídico”

O Poder Judiciário segue como uma das instituições que têm a menor confiança da população no Brasil, conforme mostra o “Índice de Confiança na Justiça” (ICJBrasil), que analisou o segundo e terceiro trimestres de 2012.

Feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, a Direito GV, o estudo mostra que a população brasileira considera que o Judiciário só é mais confiável que as emissoras de TV, os vizinhos, o Congresso Nacional e os partidos políticos.

CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES

De acordo com a pesquisa — feita com 3,3 mil pessoas —, 90% dos brasileiros consideram a Justiça morosa e 82% a consideram cara. Outros 64% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é desonesto e 61% o enxergam como nada ou pouco independente. Além disso, 64% dos ouvidos acham a Justiça “difícil” ou “muito difícil” de acessar.

O ICJBrasil também atribui notas para o desempenho do Judiciário. Numa escala de 0 a 10, a nota geral foi 5,5. A pontuação é baseada em dois subíndices: o de comportamento, que analisa se os cidadãos, quando enfrentam problemas, procuram soluções na Justiça, e o de percepção, que apura o sentimento da população em relação à celeridade, honestidade, neutralidade e os custos. No primeiro requisito, a nota foi 8,7. No segundo, 4,1.

Para Luciana Gross Cunha, professora da Direito GV e coordenadora do estudo, os dados seguem a mesma tendência que sempre tiveram, “de má avaliação do Judiciário como prestador de serviços públicos”. Foram entrevistadas pessoas em oito estados brasileiros, que responderam por 55% da população nacional (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo).

POLÍCIA

O ICJBrasil também mostrou que a população não está satisfeita com o trabalho da polícia. A instituição foi apontada como confiável pelos mesmos 39% que o Judiciário.

GRAU DE SATISFAÇÃO COM A ATUAÇÃO DA POLÍCIA

Muito Satisfeito - 26%
Um pouco satisfeito - 10%
Um pouco insatisfeito - 27%
Muito insatisfeito - 36%
Indiferente - 1%

Contando juntos os “insatisfeitos” e os “pouco satisfeitos”, a cifra chega a 63%. Considerando a camada mais pobre da população, o índice pula para 65%. Na camada mais rica, cai para 62%.“É um dado alarmante, principalmente se considerarmos os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato de policiais e diversas pessoas na periferia”, analisa Luciana Gross Cunha.”

FONTE: publicado no “Consultor Jurídico” e transcrito no blog do Noblat, de “O Globo”  (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/12/15/judiciario-pouco-ou-nada-confiavel-mostra-estudo-479064.asp). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: