quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

MARINHA RECEBE NOVO MÍSSIL NACIONAL ANTICARRO

Almte. Esq (FN) Guimarães com diretores da MECTRON

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS RECEBE MÍSSIL SUPERFÍCIE-SUPERFÍCIE 1.2 AC

“A Marinha do Brasil recebeu as primeiras unidades do lote piloto dos Sistemas de Armas do Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC, de médio alcance, fornecidos pela MECTRON, empresa nacional da Organização Odebrecht.

Para oficializar a entrega, foi realizada, no dia 14 de novembro, uma cerimônia na Fortaleza de São José, localizada na Ilha das Cobras (RJ), em que o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antonio Correa Guimarães, na presença do Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Walter Carrara Loureiro, e do Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Cesar Lopes Loureiro, recebeu o Diretor-Presidente da MECTRON, Gustavo Ramos, e o Diretor da Unidade de Defesa da MECTRON, Rogério Salvador, para a assinatura do termo de entrega do 1º lote, composto de 16 munições com cabeça de guerra; um simulador de tiro; um equipamento de teste; e quatro jogos de manuais.

O MSS 1.2 AC é um sistema de armas superfície-superfície, anticarro, guiado a laser, com alcance de cerca de 3 km. O sistema de guiagem a laser permite direcionar o míssil mesmo após o seu lançamento, acompanhando a trajetória do alvo. A parte operacional compreende uma unidade de tiro e a munição. Amplamente versátil, o MSS 1.2 AC também pode ser lançado por meio de paraquedas. Para operações noturnas, a unidade de tiro possui uma câmera de visão noturna sensível à radiação infravermelha.

O Simulador de Tiro do MSS 1.2 AC consiste de um conjunto de equipamentos eletromecânicos computadorizados que possibilitam o treinamento de atiradores tanto em sala de aula como em campo. Sua principal característica é proporcionar ao atirador as mesmas condições reais de rastreamento de alvo e lançamento do míssil. Efeitos como ruído de lançamento, fumaça do primeiro estágio do motor e choque mecânico são simulados, proporcionando ao instruído a sensação de estar em reais condições operacionais.

O Diretor-Presidente da MECTRON expressou a satisfação da empresa em realizar essa entrega: "Nossa satisfação deve-se ao fato de a MECTRON e a organização Odebrecht estarem entregando um produto brasileiro, desenvolvido e fabricado por uma empresa 100% brasileira e com tecnologia nacional, para a Marinha do Brasil que terá completa autonomia para o seu emprego e assistência pronta e permanente".

Em suas palavras, o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais externou sua satisfação com a aquisição: ‘Os Sistemas de Armas do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro, da MECTRON, vêm contribuir significativamente com o aumento de poder de combate dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. O seu poder de penetração em blindagens e a capacidade dos seus simuladores proporcionam elevado grau de adestramento com custos reduzidos. Esses sistemas elevarão a capacidade de defesa anticarro a um novo e elevado patamar. Por meio dessa parceria, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais, contribuem para valorizar a indústria de defesa nacional’.”

FONTE: publicado por “Nomar” e transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/9038/Corpo-de-Fuzileiros-Navais-recebe-Missil-Superficie-Superficie-1-2-AC-). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

iurikorolev disse...

MT, essa matéria é de novembro...
Abrs

Unknown disse...

Iurikorolev,
Obrigada. O próprio texto já informa: "14 de novembro". Pergunto: você tem alguma informação mais recente sobre esse míssil? Por favor, indique-me o link.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

Não MT, essas são as últimas noticias que eu sei sobre o tema.
O Salvador na foto à direita é iteano e fundador da Mectron.
Pelo jeito a Odebrecht o manteve como diretor após a compra da empresa...