sábado, 27 de outubro de 2012

POR MOTIVOS ALHEIOS À VONTADE DO GLOBO…

Por Rodrigo Vianna


“Na terça-feira, a tela do JN voltou a ser o que se espera de um telejornal da ‘Globo’ em véspera de eleição: sob comando de Ali Kamel (um diretor de jornalismo que gasta seu tempo tentando intimidar blogueiros com ações judiciais), a TV da família Marinho fez um balanço de 18 minutos sobre o “mensalão”. Repita-se: balanço sobre um julgamento que não acabou.

Normal que se noticie o que acontece no STF. Anormal que se gaste quase metade de um telejornal para fazer “balanço” do que não terminou. Isso às vésperas da eleição. O MSM (Movimento dos Sem Mídia) entrou com um pedido na Procuradoria Geral da República para que a “Globo” seja investigada por crime eleitoral. Na petição, o MSM lembra outros episódios pré-eleitorais envolvendo a “Globo”: “Proconsult” contra Brizola (82), debate editado para prejudicar Lula (89), bolinha de papel em 2010…

Agora, outro fato grave. O site de “O Globo” estampou na capa, na quinta-feira, notícia sobre o cancelamento do ENEM! A notícia – falsa – teria sido espalhada por apoiador de Serra em São Paulo. Cerca de uma hora depois, “O Globo” publicou a nota que se segue:

ESCLARECIMENTO: ENEM 2012 NÃO FOI CANCELADO

Por motivo alheio à vontade do GLOBO, uma reportagem publicada no site em 2009, que noticiava o cancelamento das provas do Enem naquele ano, voltou a circular na rede via Facebook, aparecendo em listas de mais lidas da rede social, reproduzidas de forma automática em nossa homepage.

O GLOBO esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site.”

A explicação de “O Globo” parece frágil. Qualquer notícia que estiver entre as mais lidas vai pra capa do site [do jornal]? Não há controle? Se um robô bombardear o facebook com frases em russo, isso vai parar na capa do site?

Tá bom…

A tentativa de espalhar pânico para tirar votos de Haddad parece sinal de desespero.

E eu diria mais: “por motivos alheios à vontade do Globo”, Serra vai perder a eleição.

Com ou sem boato.”

FONTE: escrito pelo jornalista Rodrigo Vianna em seu blog “Escrivinhador”  (http://www.rodrigovianna.com.br/geral/por-motivos-alheios-a-vontade-de-o-globo.html#more-16290). [Imagem do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

COMPLEMENTAÇÃO

ASSESSOR DE JOSÉ SERRA ESPALHA BOATO SOBRE ENEM

“O Ministério da Educação (MEC) pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal abra investigação sobre boatos que circularam nas redes sociais de que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano teria sido cancelado. Fontes do MEC disseram ter "convicção" de que a informação falsa partiu de Eden Wiedemann, integrante da equipe de mídias sociais da campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura.

O publicitário postou no Twitter, às 20h11 de quarta- feira, a mensagem [ver imagem na postagem acima]: "Vai Haddad!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem", seguido de um link para uma reportagem de 2009 do “Portal Terra” (e “O Globo”) que anunciava o cancelamento da prova. Na época, o ministro da Educação era Fernando Haddad (PT), hoje adversário de Serra em São Paulo.

Quinta-feira, no início da tarde, o site do MEC teve volume de tráfego anormal, com mais de 1 milhão de acessos - a média mensal é de 20 milhões. O ministério encaminhou ao Diretor-Geral da PF, Leandro Daiello, cópias dos posts de Wiedemann. A expectativa no MEC é a de que o publicitário seja procurado hoje pela polícia.

CONTATADO PELO JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO”, WIEDEMANN CONFIRMOU QUE ATUA NA CAMPANHA DE SERRA

“O ministro Aloizio Mercadante acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Em sua página no Twitter, Wiedemann postou a seguinte mensagem na quarta-feira à noite: "VAI HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem". O texto escrito pelo publicitário era acompanhado de um link para matéria veiculada pelo Globo, em 2009, quando o Enem foi, de fato, cancelado. O título da referida matéria é: "MEC confirma cancelamento das provas do Enem". No início da noite de quinta-feira, ele voltou a postar a mensagem. Com ironia, comentou que os petistas estavam irados com a piada que fizera

Segundo o MEC, uma busca no Twitter indicou que o primeiro usuário a enviar a mensagem teria sido Wiedemann. Os posts deram origem à hashtag "#EnemCancelado", expressão criada para designar um assunto em debate. Logo espalhou-se pela rede uma onda de boatos. Diversos posts eram acompanhados de link para antigas matérias de sites noticiosos sobre a suspensão do ENEM de 2009 - que ocorreu após um caderno de questões ter sido furtado na gráfica [do jornal tucano “Folha de São Paulo, já recém-condenado por isso pela Justiça. O também estranho e suspeito é que, para desacreditar o ENEM, o "ladrão" foi vender a publicação (do material por ele roubado) no jornal declaradamente tucano-serrista "Estadão"]. Link antigo do site do “Globo” também foi utilizado no Facebook, o que levou o jornal a postar em seu site alerta de que o ENEM não fora cancelado.

FACEBOOK

Uma reportagem de 2009 do jornal “O Globo” sobre o cancelamento também foi disseminada quinta-feira no Facebook. A página do jornal tem um seletor automático de notícias mais lidas que apontava a do cancelamento do ENEM com um título que não mencionava que o texto era antigo.

Em nota intitulada "Esclarecimento: Enem 2012 não foi cancelado", o jornal disse que, "por motivo alheio" à sua vontade, a reportagem antiga "voltou a circular". "O Globo esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site."

Quinta-feira, ao longo da tarde, outros usuários do Twitter entraram na página de Wiedemann e afirmaram que o Enem 2012 está mantido para os dias 3 e 4 de novembro. O MEC informou, por meio de seu perfil no Twitter, que a prova está mantida.” (do “Estadão”).

FONTE (da Complementação): blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/10/assessor-de-jose-serra-espalha-boato.html). [Trecho entre colchetes adicionado por este blog ‘democracia&política'].

Nenhum comentário: