terça-feira, 25 de setembro de 2012

ESTADOS UNIDOS SÃO CULPADOS POR CRISE ENTRE CHINA E JAPÃO

China enviou navios de guerra para o arquipélago em disputa

“Um analista militar chinês garante que os Estados Unidos são os responsáveis, em grande medida, pela crise entre a China e o Japão pela soberania das ilhas Diaoyu (Senkaku, em japonês), como reportaram os meios oficiais de Pequim na sexta-feira (21).

Uma das ilhas Diaoyu (Senkaku, em japonês)

Em sua estratégia de "fortalecer o Japão como aliado", os Estados Unidos "transferiram para Tóquio", de maneira ilegal, a administração das ilhas Diaoyu, "amparados pelo tratado de segurança de ambos os países", segundo Wang Xiaoxuan, diretor do “Instituto de Investigações Navais do Exército Popular de Libertação” (EPL).

Essa ação unilateral “germinou a semente da disputa territorial entre Japão e China”, afirmou Wang em artigo publicado na sexta-feira (21) no jornal “China Dayly” um dia após o secretário de Defesa dos Estados Unidos, León Panetta, ter concluído visita oficial ao país.

ENTENDA O CONFLITO:

O arquipélago de Diaoyu foi ocupado pelo Japão ao derrotar a China na guerra de 1895. Ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos ficaram encarregados da administração das ilhas de Okinawa e do arquipélago de Diaoyu (usurpado da China, até que, em 1921, elas foram incluídas, junto a outras ilhotas adjacentes ao “Acordo de Reversão de Okinawa”, à soberania japonesa).

Na semana passada, as autoridades de Tóquio argumentaram que "haviam comprado as Diaoyu de um suposto proprietário privado", com a intenção de nacionalizá-las, o que desatou uma espiral de graves tensões entre Pequim e Tóquio.

Segundo o analista militar chinês, trata-se de provocação com falsidade que deixou descobertos os desejos das forças direitistas no Japão de recuperar o proeminente status que tinha esse país na Ásia Oriental antes de ser derrotado na Segunda Guerra Mundial. A atitude assumida pelo governo em Tóquio no tema das ilhas Diaoyu “ocorre em meio a renovado militarismo do Japão”, afirmou.

ESTADOS UNIDOS

Em sua avaliação, os Estados Unidos “se fizeram de cegos ante o crescente militarismo japonês em seu afã de manter seu status hegemônico mundial. A ressurreição desse militarismo nipônico não é fato alheio a Washington”, indicou o especialista, segundo o diário “China Dayly”.

O governo estadunidense tem mostrado, até o momento, neutralidade aparente no conflito em torno das ilhas Diaoyu, mas, na verdade, favorece as ações do Japão ao permitir que funcionários desse país reclamem que o Tratado de Segurança é aplicado a esse arquipélago em disputa.

A asa protetora dos Estados Unidos ampara o Japão no tema das ilhas Diaoyu, mas não deve colocar à prova a potência da China por muito tempo”, expressou o analista em assuntos militares.

Nesse sentido, recomendou que, diante das mais recentes tensões e dos complicados sucessos desencadeados pela conduta provocativa do Japão em torno de seu arquipélago em disputa, a China deve estar o mais preparada possível para qualquer eventualidade, inclusive conflito militar e até mesmo guerra.”

FONTE: “Prensa Latina”. Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=194349&id_secao=9). [Imagem e mapa obtidos no Google e adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: