domingo, 26 de agosto de 2012

Mantega: CRISE INTERNACIONAL ACELEROU MUDANÇAS QUE SÃO POSITIVAS PARA O BRASIL


“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a crise econômica internacional acabou tendo efeitos positivos para o Brasil, ao forçar mudanças que demorariam muito para acontecer de outra forma.

A crise tem o lado positivo, porque ela acaba acelerando transformações e medidas que talvez você não tomasse durante período normal. Você demoraria mais para fazer transformações que são exigidas durante a crise”, ressaltou ao discursar para empresários na entrega de prêmio promovido pelo jornal “Valor Econômico”.

Entre as medidas que foram tomadas em função da crise, Mantega destacou a diminuição da taxa básica de juros (SELIC) - “talvez não ocorresse com a velocidade que está ocorrendo”- e o “Programa Minha Casa, Minha Vida”. “Talvez nós não tivéssemos criado o ‘Minha Casa, Minha Vida’, em 2009, se não houvesse uma forte crise no país e a gente tivesse que estimular a economia”, disse.

O ministro declarou, ainda, que devido aos cortes nos juros, a taxa atingiu um dos melhores patamares “de todos os tempos”. “O Brasil está se tornando um país normal em matéria de política monetária”, ressaltou.

Com juros reais de 2% ao ano, Mantega acredita que haverá aumento de recursos destinados a investimentos no setor produtivo. “A partir dessa redução, há tendência natural de que a disponibilidade de ativos seja canalizada não mais para financiar a dívida pública, mas para financiar atividades produtivas”.

FONTE: reportagem da Agência Brasil (http://www.pt.org.br/noticias/view/mantega_crise_internacional_acelerou_mudancas_que_saeo_positivas_para_o_bra ). [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog ‘democracia&política].

Nenhum comentário: