sexta-feira, 20 de julho de 2012

NINGUÉM AGUENTA MAIS: A ESPANHA VAI ÀS RUAS


Da “Carta Maior”

“Mais de 100 mil pessoas ocuparam a Praça do Sol, em Madrid, na noite de 5ª feira. Protestos espalham-se por outras 80 cidades do país. As centrais sindicais exigem um plebiscito para definir o futuro da sociedade e da economia.

As manifestações explodiram no mesmo dia em que o Congresso --dominado pela direita do PP-- aprovou o novo pacote de arrocho ditado pela cúpula do euro à Madrid. 

O governo conservador de Mariano Rajoy já não comanda; Madrid está sob intervenção direta dos homens de negro de Bruxelas que impõem medidas, fiscalizam ações e contas do Estado. Em troca de empréstimos para salvar os bancos, cuja primeira parcela de €30 bilhões foi liberada esta semana, o Eurogrupo determinou cortes adicionais da ordem de €65 bilhões no fragilizado tecido social espanhol. O pacote sancionado ontem, 5ª feira, impõe perdas salariais aos funcionários públicos, eleva impostos e retalha, adicionalmente, orçamentos essenciais nas áreas da saúde, educação etc.

Bombeiros aplaudiam manifestantes nas ruas, eles também atingidos pelo arrocho orçamentário. O sacrifício é visto como inútil até pelos economistas conservadores: a Espanha já quebrou. Ao alimentar a recessão com mais arrocho, o governo sabota sua própria capacidade de obter receita e pagar as contas. Os capitais sabem e  fogem do país; mais de 200 bilhões de euros saíram este ano da Espanha: é o dobro do volume que Bruxelas acena emprestar para salvar seus bancos. A conta não fecha. Investidores preferem guardar o dinheiro na Alemanha, e receber juro negativo, do que financiar o governo desastrado da direita espanhola, que lhes paga taxas recordes insustentáveis de 7%. A derrocada espanhola é a síntese de dois momentos do ciclo neoliberal: a omissão estatal no ciclo de alta, feito de supremacia das bolhas de crédito desregulado e especulativo; e a ausência de soberania estatal agora, no colapso, quando a finança submete toda a sociedade à opressão para salvar-se.

O que as ruas de Madrid estão dizendo, finalmente, é que os espanhóis querem o Estado de volta, para defendê-los; não como aguilhão para dilapidá-los. Trata-se de uma agenda universal.”

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” 6ª feira, 20/07/2012 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: