domingo, 22 de julho de 2012

LULA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO IDIOMA E DAS NAÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA




“O presidente Lula ganhou na sexta-feira (20) o “Prêmio José Aparecido de Oliveira”, oferecido pela “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP) na sua ”IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo”, em Maputo, Moçambique. Os países que compõem a CPLP são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.

O “Prêmio José Aparecido de Oliveira” é uma homenagem a personalidades e instituições que se destacam na cooperação entre os países membros (da CPLP) para valorização no cenário internacional e na promoção e difusão da língua portuguesa.

Além de ser incansável lutador pela cooperação e desenvolvimento econômico, social e cultural dos países de Língua Portuguesa, foi Lula, com sua presença e inserção internacional, quem mais valorizou nosso idioma e identidade cultural nos últimos tempos, revigorando o interesse pela lusofonia.

Nos anos 90, o ex-presidente FHC desprestigiava o idioma nacional de tal forma, que chegava a fazer [tropeçantes] discursos oficiais no exterior em língua estrangeira. O complexo de colonizado cultural era tão grande que era corrente a lorota de que quem não falasse inglês fluentemente estaria condenado para o mercado de trabalho aqui no Brasil.

A homenagem à Lula inclui um prêmio de 30 mil euros e o nome do prêmio homenageia o embaixador brasileiro José Aparecido de Oliveira (1929-2007) um dos fundadores da CPLP.

Ainda evitando longas viagens internacionais, o presidente Lula não pôde comparecer à cerimônia, mas gravou o vídeo de agradecimento acima.

Recebo este prêmio, não tanto como uma homenagem à minha trajetória pessoal – sindical e política – e mais como o reconhecimento das conquistas recentes da lusofonia”, disse Lula, que ressaltou a importância da contínua valorização da relação entre os países da comunidade e a criação no seu governo da “Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira” (UNILAB), em Redenção, no Ceará.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/07/lula-recebe-premio-pela-valorizacao-do.html).[pequeno entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: