sexta-feira, 20 de julho de 2012

ESCÂNDALO DA “LIBOR” ENVOLVE MAIS QUATRO BANCOS EUROPEUS



“Os reguladores bancários que investigam o escândalo da taxa Libor analisam possíveis vínculos entre os operadores do britânico ‘Barclays’, onde explodiu o caso, e funcionários de outros quatro bancos europeus, informou na quarta-feira (18) o ‘Financial Times’.

A investigação envolveria operadores dos bancos franceses ‘Société Générale e Crédit Agricole, do alemão ‘Deutsche Bank’ e do britânico HSBC, segundo o site do ‘Financial Times’.

De acordo com o jornal, os reguladores acreditam que os operadores do ‘Barclays’ envolveram funcionários de outros bancos no esquema de manipulação da taxa Libor.

O jornal alemão ‘Der Spiegel’ revelou no domingo (15) que o ‘Deutsche Bank’ ofereceu às autoridades europeias e suíças plena cooperação e propôs "delação premiada" a eventuais envolvidos.

A taxa interbancária Libor está no centro de grande escândalo no Reino Unido, após a descoberta de que foi manipulada pelo ‘Barclays’ entre 2005 e 2009.

O escândalo já provocou a renúncia do presidente e do diretor-executivo do ‘Barclays’, que fez um acordo de 360 milhões de euros com os reguladores britânicos e americanos para encerrar a investigação.

A Câmara dos Comuns decidiu criar uma comissão parlamentar de inquérito sobre o caso e o ‘Serviço de Combate ao Crime Financeiro’ está a ponto de abrir uma investigação criminal.”

FONTE: portal UOL (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/07/19/escandalo-da-libor-envolve-mais-quatro-bancos-europeus.htm) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

ATENÇÃO: a próxima página contém postagens também efetuadas hoje (20 julho) (clicar em “postagens mais antigas”)

Nenhum comentário: