quinta-feira, 31 de maio de 2012

TELEBRAS E EMBRAER CONSTITUEM EMPRESA PARA CONSTRUÇÃO DO 1º SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO BRASILEIRO


“A Telebras e a Embraer assinaram terça-feira (29) acordo de acionistas para constituição da “Visiona Tecnologia Espacial S.A.”, empresa que será responsável pela construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro. O equipamento servirá para o setor de telecomunicações e para a defesa nacional. A Embraer será acionista majoritária do projeto, com 51% do capital social, e 49% serão da Telebras.

O satélite deverá atender às necessidades de comunicação via satélite do governo federal, incluindo o “Programa Nacional de Banda Larga”, além de transmissões estratégicas de defesa. A empresa “Visiona” terá sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), onde também assumirá o papel de líder do “Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Espaciais”.

O projeto de construção do satélite tem custo estimado em R$ 716 milhões, e a expectativa do governo é colocar o satélite em órbita em 2014.”

FONTE: reportagem de Sabrina Craide, repórter da Agência Brasil (edição de Lana Cristina)  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-29/telebras-e-embraer-constituem-empresa-para-construcao-do-primeiro-satelite-geoestacionario-brasileiro) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: