terça-feira, 24 de abril de 2012

SOBRE ARTHUR VIRGÍLIO E LULA

Ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), agressivo e “ético” como Demóstenes (DEM)

Por Evando Peixoto, jornalista

“Esse Arthur Virgílio tem credibilidade tanto quando Demóstenes, "o grande vestal da República". Não teve voto para se reeleger, mas mantém-se empedernido na tagarelice, com o discurso tucano para lá de desgastado.

Mas vamos ver aqui algumas coisinhas sobre o que ele diz. Afirma que “se Lula agisse de boa fé, não mentiria dizendo que nunca houve mensalão. Afinal, ele mesmo, à época do escândalo, foi à televisão pedir desculpas à nação”.

A primeira observação é quanto ao linguajar. Virgílio já se deu muito mal ao se dirigir a Lula de forma agressiva, com ameaça de surra. Perdeu a eleição seguinte à bravata. Agora, acusa o ex-presidente de mentir.

Lula não está mentindo quando diz que nunca houve mensalão. Apenas contesta a caracterização de dinheiro de caixa dois distribuído entre partidos e candidatos durante e após o processo eleitoral como sendo um esquema estruturado para funcionar durante o seu mandato, com o intuito de comprar votos no parlamento.

É exatamente isso que o STF está para julgar e dizer o que de fato houve. Mas Virgílio já julgou. E não dá ao ex-presidente sequer o direito de discordar do seu julgamento. Diz que Lula mente. Apega-se ao fato de que “falou-se em refundar o PT”. Falou-se, é verdade. Tarso Genro, à época ministro, levantou essa hipótese. Opinião minoritária, mas existiu, não se pretende negar os fatos. O partido entrou, sim, em crise. Fosse caixa dois ou mensalão, era grave.

Para Lula, foi caixa dois. Ele frisou isso à época. “Coisa que todos os partidos sempre fizeram e fazem”. Não disse, porém, que não se tratava de crime e que, por isso, não deveria haver punição dos culpados.

O ex-presidente não só sustentou lá atrás que o ocorrido foi caixa dois como disse e continua dizendo que o tal mensalão é uma farsa, um expediente midiático utilizado com o intuito de desgastar o seu governo para derrubá-lo do cargo. Coisa que a caracterização de caixa dois, embora fosse também crime, não teria potencial para alavancar o intento dos golpistas. Era preciso cunhar e massificar o bordão golpista.

E, ainda hoje, como se nota, Virgílio e demais artífices da vendeta, contra o operário de origem nordestina que ousou conquistar o cargo de Presidente da República, seguem dependentes de um mensalão que, como diz Mino Carta, “ainda está por provar-se”.

Virgílio diz também que “Lula acenava para as oposições com a proposta de não disputar a reeleição, em troca de não ser proposto seu impedimento”. Trata-se de uma informação a um só tempo falsa e distorcida. Falsa porque Lula não fez aceno à oposição para manter o seu mandato. Distorcida porque o que Lula fez foi mandar um recado aos demotucanos dizendo o seguinte: se tentarem golpe, chamo o povo para a rua.

A demonstração de que havia total disposição para mobilizações em defesa do mandato de Lula veio por carta dos movimentos sociais – com assinatura de CUT, MST, CPT, UNE e centenas de outras entidades – intitulada “Carta do Povo Brasileiro – Golpe Não!”, numa alusão à “Carta ao Povo Brasileiro” que Lula havia divulgado durante a sua campanha eleitoral.

Na mesma semana em que as entidades se reuniram e divulgaram a carta, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi tomada por manifestantes gritando “Golpe NÃO”. Os demotucanos, simplesmente, amarelaram. Botaram o rabinho entre as pernas e passaram a adotar a tática de “deixar Lula sangrar até ser derrotado nas urnas”. Ou seja, viram que não teriam chances de disputar o poder ocupando as ruas e se contentaram em ocupar a mídia (onde sempre tiveram lugar cativo) com a farsa do mensalão. Deram com os burros n’água. Foram derrotados também pelo voto popular nas duas eleições seguintes. Então, Virgílio, muda o disco. Essa sua cantilena já deu o que não tinha mesmo que dar. Perdeu, meu caro. Você e o Demóstenes.”

FONTE: escrito por Evando Peixoto, jornalista, e publicado no portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/politica/evando-peixoto-sobre-arthur-virgilio-e-lula.html) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

Ao Tutuzinho, com muito love, toda a cicuta da Helena!!!

19/12/2005: Peçonha virtual

Por Helena Sthephanowitz

Artur Virgílio é uma abominação. Um idiota, criado no seio de uma ridícula família burguesa, que se acha aristocrata só porque tem a falta de imaginação de repetir o mesmo nome há quatro gerações.

É um cafajeste metido a refinado, que grita com mulher em público e acha aceitável ameaçar dar uma surra no Presidente da República.

http://amigosdo-presidente-lula.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Probus,
Muito apropriado esse texto da Helena Sthephanowitz. Retrata bem o que penso do ex-senador.
Maria Tereza