quarta-feira, 18 de abril de 2012

GOVERNO ATRAI CIENTISTAS ESTRANGEIROS E BRASILEIROS QUE ATUAM EM OUTROS PAÍSES


GOVERNO QUER ATRAIR PARA O BRASIL CIENTISTAS ESTRANGEIROS E BRASILEIROS QUE ATUAM EM OUTROS PAÍSES, afirma Presidenta Dilma

CIENTISTAS

“A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (17) que o governo quer atrair para o Brasil cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países.

Na coluna ‘Conversa com a Presidenta’, ao responder a pergunta de Aarón Holanda Lino, brasileiro que trabalha nos Estados Unidos, Dilma explicou os programas do governo que têm o objetivo de trazer para o Brasil jovens pesquisadores que estão no exterior.

Além de enviar mais de 100 mil estudantes para o exterior até 2014, o “Ciência sem Fronteiras” abrange dois outros programas, que visam justamente a atrair estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países. O primeiro é o “Atração de Jovens Talentos”, que objetiva trazer para o Brasil jovens pesquisadores, de preferência brasileiros, que participem de destacada produção científica e tecnológica no exterior. O segundo programa é o “Pesquisador Visitante Especial”, voltado para fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional, atraindo lideranças científicas durante um a três meses por ano, por um período de dois a três anos”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, as ações de incentivo ao preparo de estudantes brasileiros no exterior e de atração de pesquisadores para o Brasil contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Nossos estudantes vão aprender nas melhores universidades do mundo e pesquisadores consagrados no exterior virão ao Brasil para nos transmitir suas experiências. Essas iniciativas ajudarão a alçar o Brasil para novo patamar científico e tecnológico”.

ENFRENTAMENTO AO USO DO CRACK

Na coluna, a presidenta falou ainda sobre as ações do governo no enfrentamento ao uso do crack, ao responder a advogada Juliana de Almeida Correa, de São Paulo (SP). Segundo ela, a principal iniciativa do governo nessa área é o programa “Crack, é possível vencer”, para o qual o governo está direcionando R$ 4 bilhões até 2014 para ações de prevenção, tratamento e repressão.

A iniciativa envolve o trabalho conjunto dos ministérios da Saúde, da Justiça, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de outros órgãos. Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro já se engajaram no programa e assinaram o termo de adesão, assim como as capitais Recife, Maceió e Rio de Janeiro. Nesta semana, aderem o Rio Grande do Sul e a capital do Estado, Porto Alegre. Aos poucos, chegaremos a todo o Brasil. Com determinação e com as parcerias que estamos realizando, certamente superaremos mais este desafio”.

FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

Diante do pedido da servidora Ana Lúcia de O. Moreira, de Petrópolis (RJ), para que as prestações do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ficassem mais baixas, a presidenta destacou o contínuo aperfeiçoamento realizado nas condições do Fundo.

Promovemos uma ampla reforma no ‘Fundo de Financiamento Estudantil’ (FIES) em janeiro de 2010, e temos, continuamente, aperfeiçoado suas condições. O objetivo é, justamente, facilitar a contratação do financiamento e reduzir o valor das prestações. Os juros, que eram de 9%, baixaram para 3,4% ao ano. E a nova taxa passou a valer também para o saldo devedor dos contratos antigos, firmados antes de 2010. Além do mais, ampliamos o prazo para o pagamento do financiamento, que passou a ser de três vezes o tempo de utilização do benefício, acrescido de 12 meses. E tudo isso só começa a contar depois de uma carência de 18 meses após a formatura. Estamos criando as condições para que todas as pessoas, que tenham o sonho de fazer um curso superior, possam realizá-lo”.

FONTE: blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/governo-quer-atrair-para-o-brasil-cientistas-estrangeiros-e-brasileiros-que-atuam-em-outros-paises-afirma-presidenta-dilma/#more-46178).

Nenhum comentário: