domingo, 22 de abril de 2012

ESTRANHÍSSIMA “NÃO AÇÃO” DE GURGEL (PGR) BENEFICIOU DEMÓSTENES E CACHOEIRA

Demóstenes, Cachoeira e Gurgel (e a cachoeira de suspeitas)

Por Luis Nassif

“A grande esperança da defesa do senador Demóstenes Torres é a decisão do Procurador Geral da República, Paulo Roberto Gurgel, de não enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de investigação especial, solicitado pela Polícia Federal (PF) na “Operação Las Vegas”.

Não procede a alegação de que o não envio deu mais tempo para a PF juntar as provas.

A investigação “Las Vegas” tinha autorização para grampear Cachoeira e comparsas. Quando a Polícia Federal se deu conta de que Demóstenes era interlocutor frequente, oficiou o juiz de 1ª Instância, que encaminhou o pedido de investigação ao STF, através do Procurador-Geral.

Ao segurar o pedido, Gurgel beneficiou Demóstenes em dois pontos:

1. Impediu que a PF pudesse grampear diretamente as conversas de Demóstenes e, assim, aprofundar as investigações. Certamente, teriam conseguido identificar na hora o golpe do "grampo sem áudio";

2. Permitiu ao advogado de Demóstenes, Kakai, solicitar a nulidade dos grampos apresentados por não ter autorização do STF. Ora, não teve, porque Gurgel sentou em cima. O juiz e a PF cumpriram com sua obrigação.

Em vez de o “Conselho Nacional do Ministério Público” tentar intimidar procuradores que procuram cumprir seu dever, está na hora de questionar Gurgel pelo fato de ter falhado com suas atribuições.”

FONTE: escrito pelo jornalista Luis Nassif em seu portal  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/nao-acao-de-gurgel-beneficiou-demostenes#more). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: