quarta-feira, 28 de março de 2012

DILMA RECEBE TÍTULO DE DOUTORA "HONORIS CAUSA" PELA UNIVERSIDADE DE DÉLHI-ÍNDIA

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de outorga do título de doutora "Honoris Causa" pela Universidade de Délhi. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

NA ÍNDIA, DILMA DEFENDE AMPLIAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU E DE INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS

Reportagem de Karla Wathier e Renata Giraldi, da Agência Brasil

“A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira (28), em Nova Déli, na Índia, as reformas do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e das instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Dilma disse que Brasil e Índia querem um sistema internacional “mais democrático”.

O Brasil e a Índia compartilham o desejo de construir um sistema internacional mais democrático, enraizado no direito internacional, voltado para a cooperação e a paz”, ressaltou a presidente, que recebeu o título de doutora honoris causa da Universidade de Nova Déli.

Os líderes dos países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – querem a ampliação nos assentos permanentes Conselho de Segurança da ONU e das instituições financeiras internacionais, como o FMI e o Banco Mundial. Para o Brics, a economia sólida e em crescimento dos países do bloco deve ser considerada para essas mudanças sugeridas nos órgãos internacionais.

BRICS
No discurso, a presidente reiterou ainda que o Brasil apoia as negociações pacíficas na busca por acordos em regiões em crise, como a Síria e o Afeganistão, sem a ingerência de forças e pressão estrangeiras. Segundo ela, Brasil e Índia são contrários às ações unilaterais e autoritárias. A afirmação é uma resposta à pressão dos Estados Unidos e da União Europeia em relação ao tema.

“[O Brasil e a Índia] rejeitam as ações unilaterais e doutrinas que enfatizam o uso da força”, disse a presidente. Segundo Dilma, brasileiros e indianos são favoráveis à busca pelo consenso e ao multilateralismo.

A presidenta chegou ontem, terça-feira (27), à Índia onde ficará até sábado (31). Ela participa da 4ª Cúpula do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nas reuniões estarão presentes além de Dilma, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e os presidentes Jacob Zuma (África do Sul), Hu Jintao (China), e Dmitri Medvedev (Rússia).

FONTE: reportagem de Karla Wathier e Renata Giraldi, da Agência Brasil publicada no portal UOL  (http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/03/28/na-india-dilma-defende-ampliacao-do-conselho-de-seguranca-da-onu-e-de-instituicoes-internacionais.htm)

COMPLEMENTAÇÃO:

BRASIL E ÍNDIA COMPARTILHAM DESAFIO DE ELIMINAR A POBREZA, afirma Dilma

“A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (28), ao receber o título de doutora Honoris Causa pela Universidade de Délhi, que Brasil e Índia têm o desafio comum de eliminar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais. No discurso, ela ressaltou que os dois países têm em comum o desafio de melhorar as condições de vida de seus cidadãos.

Países de industrialização tardia, tivemos e temos hoje desafios comuns. Levar adiante projetos nacionais de desenvolvimento capazes de lograr altas taxas de crescimento mas, ao mesmo tempo, de eliminar a pobreza e, sobretudo, reduzir a desigualdade social em um marco de expansão e de aprofundamento da democracia”, disse.

Sobre a cooperação científica e tecnológica, Dilma disse que a Índia alcançou resultados destacados em diversas áreas de tecnologias de ponta e que por isso vê com satisfação a contribuição indiana ao "Programa Ciência sem Fronteiras", que concederá bolsas para universitários brasileiros estudarem no exterior.

No Brasil, lançamos o programa “Ciência sem Fronteiras”, pelo qual estamos enviando 100 mil estudantes e pesquisadores para formação em centros de primeira linha em outros países. Para nosso Governo é motivo de especial satisfação que a Índia – país conhecido pela excelência de seus cientistas e de seus inovadores tecnológicos – também se associe a nós nessa empreitada. Agradeço a disposição, já manifestada por esta universidade, de trabalhar conosco para receber estudantes e pesquisadores brasileiros. Esperamos em breve a chegada de professores e pesquisadores indianos em nosso país”.

No discurso, Dilma afirmou que Brasil e Índia serão chamados, cada vez mais, a desempenhar um papel central no encaminhamento das principais questões da agenda internacional. E reforçou que a crise econômica, com origem “no mundo desenvolvido”, não será superada por meio de medidas de austeridade, consolidação fiscal e desvalorização da força do trabalho.

'O crescente peso de nossas economias reforça nossa credibilidade e acentua o potencial de nossa cooperação bilateral e inserção internacional. Temos nossa palavra a dizer no enfrentamento da grave crise econômico-financeira que ainda provoca preocupação pelo impacto que tem sobre as perspectivas de crescimento global'.”

VÍDEO DA SOLENIDADE NA INIVERSIDADE DE NOVA DÉLHI



FONTE (da complementação): Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/brasil-e-india-compartilham-desafio-de-eliminar-a-pobreza-afirma-dilma/) [Imagem inicial e vídeo do Blog do Planalto e imagem complementar do google. Acrescentados por este blog 'democracia&política'].

7 comentários:

jmario disse...

O Brasil hoje é reconhecido mundialmente por sua democracia.
A politica brasileira melhorou muito os preços dos produtos brasileiros e as exportaçaoes.

jmario disse...

O Brasil hoje é um páis reconhecido em todo o mundo pela sua democracia.
A politica brasileira melhorou muito em todo o mundo.

jmario disse...

O Brasil hoje é um páis reconhecido em todo o mundo pela sua democracia.
A politica brasileira melhorou muito em todo o mundo.

jmario disse...

srecO Brasil hoje é um páis reconhecido em todo o mundo pela sua democracia.
A politica brasileira melhorou muito em todo o mundo.

jmario disse...

srecO Brasil hoje é um páis reconhecido em todo o mundo pela sua democracia.
A politica brasileira melhorou muito em todo o mundo.

Unknown disse...

Jmario,
Concordo totalmente. Tenho idêntica impressão.
Maria Tereza

eduardofox disse...

Mais um político ganhando honoris causa... já faz um tempo que a Dilma anda querendo um doutorado, bem sabemos!...