terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MÍDIA REPROVA ESCOLA QUE HOMENAGEOU LULA


“Pela transmissão da TV Globo e pelos comentários de alguns “calunistas”, a mídia reprovou a escola de samba Gaviões da Fiel por sua homenagem ao ex-presidente Lula. Com o tema “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”, ela foi a penúltima a desfilar na madrugada de domingo (19) no sambódromo de São Paulo.

Por Altamiro Borges, em seu blog

Gaviões da Fiel aposta na figura e no carisma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Segundo o “blogueiro folião” Eduardo Guimarães, o desfile foi impecável, emocionante, e levantou as arquibancadas. A escola abordou vários temas políticos em suas alas, como “porões da ditadura”, “voz que não se cala”, “diretas-já”, relembrando a rica trajetória do retirante nordestino, operário e líder grevista que foi eleito e reeleito presidente da República.

Para revolta do blogueiro, a TV Globo puniu a "Gaviões" ao anunciar a classificação das escolas segundo seus telespectadores. “Para quem assistiu ao desfile dessa e das outras escolas de São Paulo, a nota média que a Globo diz que teria sido dada pelo público foi surpreendente. A pontuação 8,6 colocou o samba-enredo e a escola que mais empolgaram o público em sétimo lugar”.

Eduardo Guimarães sugere que a Globo, que nunca morreu de amores por Lula, manipulou a “suposta” enquete para interferir na votação da escola campeã de 2012. Nas redes sociais, muitos internautas também reclamaram. Não assisti e não entendo nada do assunto. Só reparei que muitos “calunistas” da mídia não gostaram da Gaviões da Fiel antes mesmo de ela pisar no sambódromo.

COLUNISTAS DA FOLHA TEMEM O "MITO"

Vinicius Torres Freire, da “Folha”, foi um dos mais ácidos na crítica. Para ele, o que a escola fez foi “bajulação do poder”, com um “samba-enredo amalucado, submisso e sem graça... Lula virou enredo da Gaviões da Fiel, de São Paulo. Foi canonizado em vida por uma escola grande, privilégio de Getúlio Vargas, que manipulava sambistas, foi ditador e esteve no poder por quase 20 anos”.

Na mesma linha, Josias de Souza, “carona” de FHC que escreve no UOL, do mesmo Grupo [tucano-serrista] 'Folha', afirmou que “desfile da Gaviões ajuda a sacralizar o mito Lula”. Para ele, isto é um perigo. “Dedicada a qualquer outro político, a sacralização carnavalesca seria tachada de demagogia. Oferecida a Lula, funciona como beatificação do mito. Isso dá idéia do inimigo que seus antagonistas têm pela frente”. Sua maior preocupação não é com as escolas de samba, mas sim com o resultado das eleições de outubro próximo. [Ver postagem de domingo (19) deste blog 'democracia&política': http://democraciapolitica.blogspot.com/2012/02/desfile-da-gavioes-ajuda-sacralizar-o.html]

QUE TAL UMA HOMENAGEM AO "DOUTOR FRIAS"?

Já que acham que desfile de Carnaval “sacraliza mitos”, os dois jornalistas da “Folha’ poderiam sugerir a alguma escola que faça uma homenagem a Octávio Frias Filho, seu ex-patrão. Seria muito educativo, com as alas “apoio ao golpe”, “generais linha dura” e “torturas na OBAN”. O carro-alegórico poderia representar as peruas da “Folha” que levavam presos políticos para a tortura.

Veja a letra do samba-enredo da Gaviões da Fiel em 2012:



FONTE: escrito por Altamiro Borges, em seu blog, e transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176099&id_secao=1). [Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: