quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MAIS UM NAVIO-PATRULHA NACIONAL

Navio-Patrulha “Macaé”, idêntico ao “Miramar” cuja quilha foi “batida” em 15 fev

BATIMENTO DA QUILHA DO NAVIO-PATRULHA DE 500 TONELADAS “MIRAMAR”

“Em 15 de fevereiro, ocorreu o “Batimento da Quilha” do Navio-Patrulha (NPa) ‘Miramar’, em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, nas dependências do Estaleiro Ilha S.A.(EISA), no Rio de Janeiro. É o terceiro navio-patrulha da série de cinco navios contratados pela Diretoria de Engenharia Naval a esse estaleiro.

O NPa “Miramar” faz parte de uma série de 27 navios a serem construídos a partir do projeto desenvolvido pela empresa francesa “Constructions Mécaniques de Normandie” – CMN, e possuem as seguintes características:

- Comprimento total: 54,20 m;
- Boca moldada: 8,00 m;
- Calado máximo: 2,48 m;
- Deslocamento carregado: 500 t;
- Velocidade máxima mantida: 21 nós;
- Tripulação: 35 + acomodações extras para 8; e
- Armamento: 1 canhão de 40 mm e 2 metralhadoras de 20 mm.

Os dois primeiros navios da classe, encomendados ao estaleiro INACE, o NPa “Macaé” e o NPa “Macau”, já foram incorporados à Marinha e terão como sede as cidades do Rio de Janeiro e de Natal, respectivamente.

O NPa “Miramar” será o 5º navio-patrulha da Classe “Macaé”. Os navios dessa classe recebem nomes de localidades litorâneas, iniciadas com a letra “M”, obedecendo à localização dentro da região dos Comandos Distritais onde irão operar; no caso, o 3º Distrito Naval.

Esses navios se destinam ao patrulhamento das “Águas Jurisdicionais Brasileiras” (AJB), devendo executar diversas tarefas, dentre elas a de, em situação de conflito, efetuar a vigilância e defesa do litoral, áreas marítimas costeiras e das plataformas de exploração/explotação de petróleo no mar e contribuir para defesa de porto; e, em situação de paz, promover a fiscalização que vise ao resguardo dos recursos do Mar Territorial, Zona Contígua e Zona Econômica Exclusiva (ZEE), de repressão às atividades ilícitas (pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do meio ambiente marinho), contribuir para a segurança das instalações costeiras e das plataformas marítimas contra ações de sabotagem e realizar operações de busca e salvamento na área de responsabilidade do Brasil.

O EISA – Estaleiro Ilha S/A venceu a licitação para a construção do segundo lote de navios-patrulha, ao qual se integra o NPa “Miramar”, se comprometendo, com isso, a investir na sua capacitação tecnológica para construir navios militares, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria de material de defesa.”

Vista aérea do "EISA – Estaleiro Ilha S/A", no Rio de Janeiro

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/4792/Batimento-da-Quilha-do-Navio-Patrulha-de-500-toneladas-MIRAMAR) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: