domingo, 26 de fevereiro de 2012

MAIS PETRÓLEO! PETROBRAS APRESENTA “DECLARAÇÃO DE COMERCIALIDADE” DAS ÁREAS "TIRO" E "SIDON"


“A Petrobras apresentou, no dia 17/02, à ‘Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis’ (ANP), a ‘Declaração de Comercialidade’ das acumulações de petróleo e gás nas áreas de “Tiro” e “Sidon”, localizadas no sul da Bacia de Santos.

Essas novas acumulações receberam os nomes de “Bauna” e “Piracaba”, correspondentes às áreas de “Tiro” e “Sidon”, respectivamente. A Petrobras detém 100% de participação nesses campos de petróleo localizados no Bloco BMS-40, em águas rasas da Bacia de Santos, a cerca de 200 km da costa do Estado de São Paulo.

Os volumes recuperáveis totais são estimados em 113,4 milhões de barris de óleo equivalente (boe) para o “Campo de Bauna” e 83,1 milhões de boe para o “Campo de Piracaba”, ambos contendo petróleo leve (34º API em Bauna e 32º API em Piracaba), em reservatórios arenosos situados acima da camada de sal.

As “Declarações de Comercialidade” ocorrem após a execução do “Programa de Avaliação Exploratória”, que incluiu um “Teste de Longa Duração” (TLD) em Tiro e outro em Sidon. Os TLDs confirmaram a excelente produtividade dos reservatórios nos dois campos, com a manutenção das vazões durante todo o período dos testes e propiciaram a aquisição de informações sobre as propriedades dos reservatórios, imprescindíveis para a otimização dos planos de desenvolvimento.

Junto com a “Declaração de Comercialidade”, foi apresentado à ANP os “Planos de Desenvolvimento” (PD) dos dois campos. O sucesso exploratório obtido na área confirma o bom potencial de petróleo leve nas porções de águas rasas no sul da Bacia de Santos.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/02/23/petrobras-apresenta-declaracao-de-comercialidade-de-tiro-e-sidon/#more-50839) [Imagens do google adicionadas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: