segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LÍBIA: PETRÓLEO E O SANGUE DE 50 MIL

Domenico Losurdo

[OBS deste blog ‘democracia&política’:

É marcante a parcialidade e a cara-de-pau da imprensa internacional e brasileira.

Jamais li notícias com números sobre a mortandade causada pela OTAN/EUA na Líbia. O professor italiano Domenico Losurdo (vídeo abaixo) informa que 50 mil foram mortos nas operações de mudança de poder na Líbia. Compreende-se que os objetivos dos EUA e seus aliados da OTAN eram “nobres”: a apropriação do petróleo e gás líbios, cortar investimentos chineses no petróleo líbio e evitar a extinção da sua comercialização em dólar.

Contudo, diferente e diariamente, a imprensa repete com cara de consternada e revoltada que as forças governamentais de Bashar al-Assad mataram x ou y rebeldes sírios. Os números mais inflados apontam que teriam sido mortos 30 mil em um ano. Contudo, ainda muito abaixo dos 50 mil mortos pela ação da OTAN na Líbia e em período bem menor]

Do portal “Vermelho”:

“Após um ano dos conflitos iniciados na Líbia, capitaneados pelas nações imperialistas e executados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o país africano sofre com graves denúncias de corrupção, exploração e ausência da prestação dos serviços básicos à população.

O pensador marxista Domenico Losurdo externou sua indignação frente a essa situação durante uma conferência na “Casa Delle Culture”, em Roma.

"Casa Delle Culture”, em Roma

Em cerca de cinco minutos, o professor explicou o que foi a investida à Líbia, como as nações imperialistas, representadas pela mídia mundial, manipularam, assassinaram e venderam a ideia de que derrubar o então governo seria a salvação daquele país.”



FONTE: portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176519&id_secao=9) [Observação inicial entre colchetes e imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: