quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

IRÃ INSTALA CENTRÍFUGAS TRÊS VEZES MAIS POTENTES


“Teerã, 15 Fev 2012 (AFP) - O Irã instalou uma série de novas centrífugas que são três vezes mais potentes que as existentes, declarou Fereydun Abasi Davani, diretor da “Organização Iraniana de Energia Atômica”, em discurso exibido ao vivo na televisão.

"Hoje (15), assistimos o início das atividades da primeira série dessas centrífugas, que tem capacidade de enriquecimento três vezes maior que as precedentes", declarou Abadi Davani.

"É uma resposta forte a todas às sabotagens dos ocidentais", completou.

IRÃ INTRODUZ SEU PRÓPRIO COMBUSTÍVEL NUCLEAR NO REATOR DE TEERÃ

A televisão iraniana difundiu na quarta-feira, ao vivo, as imagens da introdução de uma barra de combustível nuclear - enriquecida a 20% e fabricada localmente no Irã - no núcleo do reator de pesquisas de Teerã, na presença do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

As imagens mostraram especialistas iranianos quando introduziam a barra no interior do reator, que produz isótopos para doentes com câncer.

O procedimento foi saudado como avanço técnico no Irã, mostrando que a república islâmica dominou todos os aspectos do ciclo de energia nuclear, apesar das duras sanções ocidentais e da ONU.

A televisão mostrou Ahmadinejad, o presidente da Organização de Energia Atômica, Fereydoon Abassi Davani, e outros oficiais vestidos em jalecos brancos dentro do reator, e observando uma haste de metal ser introduzida na instalação.”

FONTE: agência francesa de notícias AFP. Transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4803/Ira-instala-centrifugas-tres-vezes-mais-potentes).

3 comentários:

Probus disse...

Saddan tentou... Ghadafi tentou... bom, que fique bem claro que o Aiatolá Ali Kamenei não é nenhum dos dois.

Tá aí Maria Tereza o assunto de novo e agora já tem até data.

"...Se a histeria promovida por Washington/Telavive já está chegando à estratosfera, esperem só até

20 de março, quando a Bolsa de Petróleo iraniana

começará a

vender petróleo em

outras moedas, e o

dólar

perderá a

exclusividade, movimento que marcará

o nascimento de um

novo marcador-precificador para o

petróleo, baseado em

euros, yens, yuans, rúpias ou numa cesta de moedas.

Será

ótimo

para os

clientes asiáticos do Irã – dos BRICSs Índia e China, aos aliados dos EUA Japão e Coreia do Sul, para nem falar da Turquia, membro da OTAN. Mas também será ótimo para os clientes europeus, que poderão suas próprias moedas para pagar pelo petróleo que comprarem de Teerã. E também interessará a muitos atores chave no mundo em desenvolvimento, que não desejam continuar ligados ao petrodólar. Essa pode bem ser a palha que quebrará a espinha dorsal do já carregadíssimo camelo norte-americano."

“EUA querem pôr a SWIFT [1] na guerra contra o Irã”

Por Pepe Escobar, Asia Times Online
“US wants SWIFT war on Iran”

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

http://redecastorphoto.blogspot.com/2012/02/pepe-escobar-eua-querem-por-swift-1-na.html

Unknown disse...

Probus,
Obrigada pela indicação do ótimo artigo de Pepe Escobar. Não havia lido. Torço que realmente aconteça essa virada em 20 de março. Será marcante nova libertação dos escravos.
Maria Tereza

Probus disse...

É isso mesmo Maria Tereza, será a CARTA de ALFORRIA, a verdade contra a Nação Persa é justamente por isso, fora dólar!!!!