quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FELIZMENTE, A PETROBRAS SOBREVIVEU A VENTOS PRIVATISTAS, afirma Dilma

Presidenta Dilma Rousseff recebe cumprimentos durante cerimônia de posse da Presidenta da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster (foto de Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica)

“Na posse da nova presidente da Petrobras, Dilma Rousseff destaca importância do caráter estatal da empresa, elogia 'estadista' Getúlio Vargas e festeja que companhia escapou de 'todos os ventos privatistas'. Para Dilma, Petrobras estatal é fundamental no projeto de nação do Brasil. Declaração sobre 'ventos privatistas' vem após polêmica política sobre leilão de aeroportos.

A presidenta Dilma Rousseff empossou, na segunda-feira (13), a nova presidente da Petrobras, a amiga e funcionária de carreira da empresa Maria das Graças Foster, com um discurso nacionalista e estatista. Disse que a Petrobras é “parte relevante” do esforço de construção do país, saudou o estadista Getúlio Vargas, patrono da companhia, e festejou que ela tenha escapado de “ventos privatistas”, sem, no entanto, fazer referência explícita ao governo Fernando Henrique.

Para Dilma, a Petrobras, hoje a segunda maior petroleira de capital aberto do mundo, é “fruto de movimento popular, de um movimento cívico, nacional que mobilizou nosso país” e “surgiu graças à visão de um estadista, Getúlio Vargas, a quem devemos sempre render a nossa homenagem”.

A combinação de “movimento popular” e “visão de um estadista” foi fundamental, disse Dilma, para dar origem a “uma parceira do povo brasileiro” e a "uma das partes mais relevantes no esforço deste país de se constituir em grande nação”.

Hoje, depois de quase seis décadas de vida, assinalou a presidenta, a estatal tornou-se “poderosa” globalmente, num mercado “assimétrico e agressivo”, como o do petróleo. Também ajuda a gerar emprego e renda para brasileiros, apoia a indústria brasileira ao manter política de compras mínimas dentro do país.

Até 2015, a companhia vai investir US$ 224 bilhões, volume que, para Graça Foster, a primeira mulher a presidir a Petrobras e a comandar uma gigante petroleira no mundo todo, tem “escala necessária para fazer prosperar a indústria nacional”.

Na avaliação de Dilma, a Petrobras conquistou, nos últimos nove anos (governos Lula e dela), um gigantismo que é difícil resumir em números.

A Petrobras é poderosa em escala mundial e é estratégica dentro do Brasil”, afirmou Dilma. “Felizmente, sobreviveu a todos os ventos privatistas e persistiu como empresa brasileira, sob controle do povo brasileiro, e hoje exerce papel fundamental em nosso modelo de desenvolvimento.”

A referência de Dilma a “ventos privatistas” foi feita dias depois de governo e PT terem sido alvo de tentativa de desgaste político por adversários de PSDB e por alguns setores com um perfil mais à esquerda, por conta do leilão que transferiu [por concessão e com tempo limite para devolução] três aeroportos federais à gestão privada.

Para os tucanos, houve privatização e foi bom que o PT tenha se rendido à tese. Para os setores descontentes da esquerda, houve privatização e foi ruim que o PT a tenha praticado.

Já governo e petistas rebatem que não houve privatização, pois os aeroportos serão administrados pelo Estado de novo quando a concessão ao setor privado terminar, daqui 20 anos a 30 anos.

Dizem, ainda, que o motivo do leilão foi diferente das privatizações da era FHC – não se quis “enxugar o Estado”, apenas contornar a falta de recursos para investir e os entraves burocráticos próprios da gestão pública à realização dos investimentos, que a Copa do Mundo de 2014 impõe que sejam ágeis.”

FONTE: site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19609). [trecho entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].

3 comentários:

Probus disse...

A pergunta que não quer calar: O que NÃO foi noticiado sobre a saída de Guilherme Estela da Petrobras???? O que a gente não sabe??????

03/02/2012: Santayana denuncia um golpe contra a Petrobrás

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/02/03/santayana-denuncia-um-golpe-contra-a-petrobras/

28/09/2011: Guilherme Estrella - Petrobras

http://www.videolog.tv/video.php?id=703838

08/02/2012: Lobão confirma saída de Guilherme Estrella da Petrobras

http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/geral/14057-lobao-confirma-saida-de-guilherme-estrella-da-petrobras

Unknown disse...

Probus,
Também sinto que falta alguma informação nessa história.
Maria Tereza

Probus disse...

Só quem se deu bem com isso foi o EIKE BATISTA... você acha que a OGX vai perder um SUPER QUALIFICADO e ESTRATÉGICO profissional como o Guilherme Estrella???